Google lança tecnologia que cria legendas de fotos automaticamente

Gente, vou começar este post com uma brincadeira: levanta a mão aí quem nunca ficou admirado com as coisas que o Google desenvolve. Acho que é difícil encontrar alguém que nunca parou e ficou pensando: “como eles inventam tanta coisa?”, né?

De ferramenta de busca à rede de publicidade online, de criadora de softwares gratuitos para produção de texto, planilhas e desenhos à dona da maior empresa de robôs do mundo (ufa, quanta coisa!), a gigante de Mountain View está sempre à frente do seu tempo.

Esta semana, por exemplo, fiquei conhecendo uma novidade incrível: um sistema de inteligência artificial capaz de automaticamente identificar os elementos em uma foto e criar tags e legendas baseadas em seu contexto.

O projeto é ainda um experimento do departamento de pesquisa do Google, mas já gera resultados como o da imagem abaixo. Olha só:

google-tecnologia-legenda-imagens

 

Mas para que ele é realmente útil? Imagine que você trabalha em uma escola, um jornal ou em uma agência de publicidade e precisa cadastrar ou organizar 300 imagens. Hoje em dia, você tem que dar descrição para cada uma delas. Com esta nova tecnologia, tudo é feito instantaneamente.

Como li neste post aqui, o segredo por trás da novidade foi misturar as recentes descobertas em reconhecimento de imagens e programas de inteligência artificial focados em linguagem e treiná-los a identificar objetos e fazer a tradução para palavras e expressões. UAU!

E aí, você se sentiria seguro com o Google descrevendo uma foto sua? Comente!