Google lança programa para eliminar anúncios na internet

google-lanca-programa-para-eliminar-anuncios-na-internet

Imagine uma web sem publicidade onde os sites que você curte seriam custeados por doações de seus leitores, organizadas por um sistema inteligente o bastante para saber quando você decidiu doar e calcular o quanto o dono do site vai receber por cada visita.

Pois, pasme: este sistema já existe e foi colocado em teste por uma das empresas que mais lucra com a publicidade online no mundo. Seu nome? Google Contributor.

Por mais doido que possa parecer, funciona exatamente da maneira como eu descrevi acima. A ideia é um experimento – apenas para alguns convidados no momento – que disponibiliza um cadastro para que você tope doar entre US$1 e US$3. Assim, ao visitar um dos sites participantes (já estão na lista o IMGUR, Science Daily, Mashable entre outros), no lugar de publicidade você vai apenas uma mensagem de agradecimento ou um espaço em branco.

Segundo Andrea Faville, porta-voz do Google, outra vantagem do serviço é a privacidade: quem assinar o serviço não vai ser “traqueado” pelos cookies da empresa em suas navegações pela internet, evitando assim que anúncios sigam pelos sites que você visite.

Eu achei uma ideia, no mínimo, curiosa. Você toparia doar uma pequena quantia para não ter que ver anúncios?