Google lança carro com Android

Gente, quem nunca sonhou em ter um carro inteligente, que ande sozinho por aí se o motorista precisar de um cochilo, e ainda interaja com nossos aplicativos favoritos? Seria demais, não acha? Então, pode ser que isso aconteça mais rápido do que a gente esperava: em um consórcio inédito, o gigante Google se aliou às principais fabricantes de carro do mundo para trazer o sistema Android para os carros em breve. Arrasou hein, Google!

O grupo, Open Automotive Alliance, tem como integrantes, além do Google, a fabricante de chips Nvidia e os gigantes da indústria automotiva GM, Honda, Audi, Hyundai. O objetivo é criar um sistema mobile feito sob medida para carros, com lançamento oficial no fim do ano. Ele terá funções criadas especialmente para facilitar a vida do motorista, indo além do GPS e das ligações telefônicas,  e será desenhado para se adequar às particularidades de cada automóvel. Apesar de deixar claro que o objetivo é oferecer mais segurança ao volante e controles intuitivos, o grupo não deu detalhes sobre as inovações.

O consórcio também é uma resposta às primeiras investidas das diversas empresas que querem garantir sua participação nesse mercado promissor. Afinal, nunca se dirigiu tanto no mundo inteiro. Mas tudo indica que as companhias automotivas não vão fechar acordos exclusivos. Isso significa variedade, o que é sempre uma ótima notícia, não é mesmo?

Por hora, o que se diz por aí é que a Honda já está desenvolvendo um projeto mais complexo com a Apple, enquanto a Chevrolet já desfila modelos 2015 com aplicativos exclusivos – uma versão inicial do que vem por aí, uma vez que a Chevrolet é subsidiária da GM. Agora só resta imaginar como serão os carros daqui pra frente. Eu estou muito curiosa!

E você? Gostaria de ter um carro inteligente? Comente!