Google lança aplicativo que ajuda deficientes visuais a identificarem o que está ao seu redor

Oi, gente! É muito bom quando a tecnologia é usada para facilitar o nosso dia a dia, né? Melhor ainda quando ela é uma ferramenta inclusiva, para ajudar as pessoas! Pois é, o Google acabou de lançar um novo aplicativo muito legal para ajudar as pessoas cegas a identificarem coisas e objetos ao seu redor usando o celular. Muito bom, né?

Inteligência artificial para o bem!

O nome do aplicativo é Lookout e ele usa a inteligência artificial do smartphone para identificar as coisas! É, lembram do Google Lens? Que consegue identificar coisas e dar informações extras sobre elas? É mais ou menos isso! O aplicativo identifica o que está sendo mostrado na câmera e então emite o que é através de voz, assim a pessoa já sabe o que é aquilo!

O que é bem legal é que ele ajuda também as pessoas a encontrarem alguma coisa que está por perto! Dá só uma olhadinha no vídeo de demonstração, dá para ver como a moça dá uma batidinha no smartphone que está pendurado em seu pescoço e ele indica a direção da tesoura ou da flor!

Ele pode ajudar as pessoas a descobrirem um novo espaço e  a se movimentar sem medo de acabar se machucando ou batendo em algo no caminho. Ah, ele ajudar também a ler textos e até mesmo a fazer coisas do dia a dia como cozinhar, fazer limpeza, comprar algo, procurar por algo, entre tantas outras coisas. Adorei!

Já pode baixar?

O aplicativo acabou de ser lançado, então ele ainda não está disponível para todo mundo ainda, tá? Por enquanto só o pessoal dos Estados Unidos pode usar, e quem tem um celular Pixel, que é o celular feito pela Google mas que não vende aqui no Brasil. A empresa disse que em breve vai liberar o Lookout para outros aparelhos e outros países, mas não disse quando. Vamos torcer para que chegue logo por aqui, né?

E aí, o que achou do aplicativo? Conhece alguém que ele poderia ajudar?