Google lança Android Auto no Brasil

google-lanca-android-auto-no-brasil-em-abril

Gente, olha só que notícia bacana: o Brasil acaba de entrar na lista dos países que contam com o Android Auto​, novo aplicativo do Google que promete oferecer aos usuários a mesma experiência que eles têm hoje com seus smartphones Android, de forma segura e totalmente integrada à central de entretenimento do seu carro. Legal, né?

A liberação do aplicativo será feita de aos pouquinhos e durante todo o mês de abril, tá? Isso significa que os motoristas donos de smartphones Android e de carros que tenham centrais compatíveis com o sistema operacional, poderão aproveitar toda a experiência integrada e conectada que o Android Auto oferece.

Como vai funcionar

google-lanca-android-auto-no-brasil-em-abril-2

 

AA3

Tudo bem simples! Pra utilizar o Android Auto, é preciso conectar um smartphone (versão Lollipop ou superior) ao console do carro com aquele cabo USB. Depois de conectado, a tela do painel irá mostrar os aplicativos instalados no celular que possuem uma versão personalizada para uso em veículos. Durante o trajeto, a tela do telefone permanece bloqueada para justamente evitar que o motorista use o celular enquanto dirige, afinal a segurança aqui é o fator principal.

Conhecendo os recursos do app

google-lanca-android-auto-no-brasil-em-abril-4

Então, uma vez conectado, a pessoa terá a sua disposição vários dos recursos que ele já está acostumado a usar no celular. Dá uma olhadinha nesta lista:

– Informações relevantes, como tempo de percurso e as condições do clima;
– Fácil visualização das chamadas recentes e dos números favoritos;
– Google Maps, que ajuda o motorista a definir sua rota e acompanhar o trajeto diretamente no painel;
– Google Play Música, que dá ao usuário acesso às suas canções e playlists preferidas;
– Google Now, o assistente de voz do Google que ajuda o usuário com dúvidas como, por exemplo, “Vai chover amanhã?” ou “Qual o shopping mais próximo?”;
– E ​mais aplicativos​: como Spotify, WhatsApp, Skype, entre outros.

A ideia do Android Auto é faze com que os motoristas tirem o melhor proveito dos recursos do smartphone sem se distrair no caminho. Como o foco é facilitar e manter a segurança, o usuário pode realizar várias tarefas utilizando apenas comandos de voz, por exemplo, dá pra fazer chamadas telefônicas ou enviar mensagens apenas com a voz, sem tirar as mãos no volante. Bacana, né?

E caso a pessoa receba uma mensagem, enquanto estiver dirigindo, o sistema faz a leitura do texto, tirando a necessidade de olhar para a tela. Adorei isso!

Lista dos veículos com centrais compatíveis ao Android Auto no Brasil

Chevrolet ­ Novo Cobalt; ­ Volkswagen/VW ­ Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox, SpaceCross, Golf, Jetta, Novo Passat, Tiguan, Fusca; ­ Honda ­ Accord. Mas isso é só o começo, viu?

De acordo com o pessoal da assessoria do Google, todas as empresas que fazem parte da ​Open Automotive Alliance, aquele rede global que reúne companhias de tecnologia e líderes da indústria automotiva, estão comprometidas em trazer o Android Auto. Show!

E não para por aí, ainda este ano o Android Auto estará disponível nos modelos das seguintes montadoras: Fiat, Ford, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki. Aeee!

E aí, o que você achou dessa novidade do Google para o Brasil? Conta pra mim!!