Google I/O 2015: confira as novidades quentes que foram anunciadas com exclusividade

google-io-2015-confira-as-novidades-quentes-que-foram-anunciadas-com-exclusividade

Gente, notícia quentinha! Aconteceu hoje, em San Francisco, na Califórnia, o Google I/O 2015, evento da gigante de tecnologia que mostra as novidades mais aguardadas da empresa para os próximos meses. E olha: tem muita coisa que promete mudar a forma como as pessoas se relacionam com a internet e seus smartphones, viu?

O ANDROID M

O grande destaque do dia foi o Android M, que deve chegar em breve ao mercado. Entre as surpresas dele, tem um sisteminha que consegue identificar o uso do aparelho, melhorando a duração da bateria. Ou seja, quando você deixa de mexer no aparelho por um tempo, ele automaticamente reduz o uso da bateria, sem afetar nenhuma funcionalidade. Legal, né? Além disso, todas as permissões solicitadas pelos aplicativos para acessar seus dados, agora poderão ser desabilitadas, a qualquer momento. Isso significa que, cada vez que você usar um aplicativo, você decide se deixa ou não ele ter acesso aos seus dados. Mais seguro!

google-io-2015-confira-as-novidades-quentes-que-foram-anunciadas-com-exclusividade-1

E olha só, o Android M já vem com Chrome como navegador padrão, muito mais parecido com o que usamos hoje em desktops. Com abas e sistema de autopreenchimento de senhas e formulários e segurança interligada aos aplicativos. Ou seja, vai ficar mais fácil e intuitivo navegar na internet pelo celular.

Agregado ao novo sistema operacional foi anunciado também o novo recurso Now on Tap, que permite facilitar e muito suas pesquisas: com apenas um toque você encontra informações complementares sobre qualquer assunto. Tudo isso, graças à tecnologia que lê as informações na tela do smartphone e faz uma busca instantânea cruzando dados para fornecer as melhores respostas.

Mais Segurança com o Android Pay

Outro destaque foi a plataforma de pagamento Android Pay, que entre outras coisas, possui diversos sistemas de segurança e é interligada aos principais bancos e bandeiras de cartões de crédito do mundo. E quer saber o mais legal? Um novo sistema de leitura de impressão digital na tela do dispositivo, o mesmo utilizado em bancos. Impressionante, não é mesmo?

google-io-2015-confira-as-novidades-quentes-que-foram-anunciadas-com-exclusividade-3

Novidade pra quem gosta de Diversão: HBO Now

Vem aí o HBO now para sistema Android. Você poderá ver suas séries preferidas no Chromecast, sem demora e com episódios atualizados.

O Android Wear

As novidades para o Android Wear, que engobla os relógios inteligentes com acesso a internet, são bem legais. Primeiro que uma nova tecnologia permite que a tela fique acesa o tempo todo, como um relógio comum. Outro ponto bacana é que eles passam a contar com uma nova interface de tela, que permite, por exemplo, que você faça um desenho na tela que se transforma num emoji, instantaneamente. E já existem mais de 4 mil apps desenvolvidos exclusivamente para os relógios Android Wear. Tem pra todos os gostos!

Para os Amantes das Fotos: o Google Photos

Promete ser uma revolução pra quem curte fotos! Disponível a partir de hoje, a nova tecnologia permite a busca por imagens sem a necessidade de ficar rodando a tela do seu smartphone. Ele organiza as imagens de acordo com o tempo, integrando as informações da memória do aparelho, do Google Drive e do cartão de memória. Para localizar, basta usar o zoom de tela, que ele te mostra uma linha do tempo completinha! Outra novidade, é que as fotos podem ser agrupadas por pessoas, tempo, lugar ou coisas. Se você quiser reunir todas as fotos que tirou com sua mãe, por exemplo, ele agrupa pra você.

Ou ainda, você pode buscar fotos de todos os aniversários que clicou. Gostei disso! Para fechar em grande estilo, o Google Photos permite o upload ilimitado de arquivos para nuvem, gratuitamente, e em alta resolução. Você pode salvar suas fotos em até 16 megapixels e vídeos fullHD. Uma verdadeira biblioteca online com todas suas imagens e sem restrições.

Que tal ter a Casa do Futuro?

A empresa anunciou o projeto Brillo, que foca na internet das coisas. A plataforma funcionará integrada ao Android com uma linguagem própria chamada Weave. Por meio de Wi-Fi e Bluetooth será possível controlar a abertura de portas, ligar a máquina de lavar e até mesmo regar o jardim. Tudo na ponta dos dedos e de onde você estiver!

Versão Off Line do Youtube e Google Maps

Se o problema é internet lenta, o Google disponibiliza agora o YouTube e o Google Maps em versão offline. Com carregamento de dados mais rápido, ele disponibiliza uma série de informações mesmo sem conexão. Infelizmente, o YouTube offline ainda não estará disponível para o Brasil.

O Android One

Uma versão otimizada do Android para aparelhos mais simples. Ele traz as principais funções do sistema, com custo reduzido. Isso significa criar acesso a tecnologia para milhões de pessoas, mesmo em locais distantes e de pouca renda. O Android One permite rodar atualizações do sistema e ainda vários aplicativos, com total funcionalidade. Bom e barato!

Pensando também na Educação

Gente, olha que bacana! O Google investiu pesado em um projeto chamado Expeditions, voltado exclusivamente para a educação. Com eles, os professores poderão usar um óculos de papelão para levar seus alunos a excursões virtuais. Basta encaixar o celular na moldura de papelão (cardboard) para ter uma experiência de realidade virtual. O professor pode mostrar imagens para os alunos, controlando tudo por meio de um tablet. Já imaginou? Você pode ter uma visita guiada pelo seu professor de biologia em um zoológico. Interatividade e conteúdo para melhorar a experiência educacional!

Conheça o projeto JUMP

Para finalizar, a empresa anunciou o projeto JUMP, em parceria com a Go Pro conhecida pela qualidade de suas câmeras que captam movimento. O projeto do Google visa aumentar o conteúdo de realidade virtual, expandindo as imagens para um ângulo de 360 graus. A tecnologia é engenhosa e ousada, já que usa 16 câmeras em círculo para captar as imagens e criar vídeos ultrarrealistas.  Mas olha gente, a novidade não está disponível para público final (ainda), só que os resultados já podem ser conferidos no Youtube. Corre lá para ver!

Ufa! Gostou das novidades? E você, qual acha que vai ser o novo nome do Android M? Mousse? Macadâmia? Marshmallow? Conta pra gente!