Google começa a testar os Instant Apps: aplicativos que não precisam ser baixados!

google-comeca-a-testar-os-instant-apps-apps-que-nao-precisam-ser-baixados-no-celular

Gente, olha só essa novidade!

No ano passado, o Google apresentou durante o evento Google I/O 2016 uma novidade chamada de Aplicativos Instantâneos (Instant Apps), que são apps que não precisam ser baixados ou instalados totalmente no celular.

O objetivo é permitir que você possa fazer buscas na internet, acessando as funções de aplicativos direto da sua página de resultados. Assim como funciona em sites, mas com o mesmo desempenho de aplicativos nativos (aqueles que já vem com o celular), sabe?

Pra resumir, os Instant Apps prometem uma melhor experiência de uso graças ao poder do armazenamento na nuvem. Simples, rápido e prático, né?

Para te ajudar a ter uma noção de como vai funcionar, dá uma olhadinha no GIF que eu coloquei abaixo:

google-comeca-a-testar-os-instant-apps-apps-que-nao-precisam-ser-baixados-no-celular-0

E sabe o que é bem legal deste novo recurso, gente? É que além de facilitar a nossa vida, ele ainda economiza espaço no armazenamento do celular, já que permite que apenas elementos específicos sejam baixados, sem a necessidade de fazer o download do aplicativo todo.

Mas, vale lembrar que a proposta, apesar de ser muito bacana, ainda não está totalmente disponível. Inclusive, poucos desenvolvedores (que são aqueles profissionais que criam aplicativos e fazem infinitos testes) têm acesso à ferramenta ainda, viu?

Até porque, agora nesse comecinho, o pessoal do Google quer apenas coletar informações sobre como a ferramenta funciona no mundo real, mas vai demorar um pouquinho ainda para que todos tenham acesso.

E aí, me conta, o que você achou do novo recurso Instant Apps do Google? Você gostaria de usar um aplicativo sem precisar baixar?