Google anuncia novos recursos de acessibilidade em seus aplicativos para pessoas com deficiências.

Oi, gente! Pra comemorar o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, o Google anunciou novidades bem legais pra ajudar pessoas com deficiências. São aplicativos e recursos que facilitam a vida dessas pessoas, trazendo mais acessibilidade aos smartphones e garantindo mais facilidade no uso.

Quer saber quais são essas novidades? Vem que eu te mostro!

Atalhos mais fáceis

Um dos principais lançamentos da empresa é o aplicativo Action Blocks. Com ele você pode criar botões grandes na área de trabalho do smartphone que ajudam a realizar tarefas de forma mais fácil e intuitiva. Dá pra escolher tocar uma música, fazer uma ligação ou até controlar ações que podem ser feitas por voz como apagar as luzes de casa com os produtos de casa conectada. Muito bom, né?

Esse aplicativo foi lançado pensando principalmente em pessoas que têm deficiência cognitiva, mas acaba sendo muito útil para vários tipos de pessoas como idosos, por exemplo.

Dá pra colocar sua foto no botão e personalizar se quiser, ou a foto de outra pessoa com o atalho para fazer uma chamada pra ela, geralmente alguém da família ou um amigo próximo. Adorei a ideia!

E você? Gostou? Então é só fazer download clicando aqui!

Novidades no Transcrição Instantânea 

O Transcrição Instantânea é um aplicativo do Google muito interessante. Com ele você pode transcrever automaticamente uma fala pra texto, e dá até pra fazer em mais de um idioma. Muito bom pra pessoas que têm problemas auditivos. 

Uma das novidades é que agora já dá pra você definir uma palavra que pode ser mais difícil ou até um termo técnico que o recurso não reconhece. Nesse caso é só digitar, não precisa nem falar em voz alta.

A outra novidade é que vai dar pra você salvar o seu nome como uma palavra chave no recurso e toda vez que alguém falar em voz alta ele vai reconhecer e o smartphone vai vibrar. Isso é legal porque pode ajudar ainda mais as pessoas com deficiência auditiva, né? Caso alguém fale o nome dela por perto, o smartphone vibra e ela vai saber que tem alguém a chamando, mesmo que não possa ouvir.

Pra fazer download é só clicar aqui!

Acessibilidade no Google Maps

E outro aplicativo que também ganha uma novidade bem legal é o Google Maps! Agora você vai poder escolher mostrar na sua pesquisa os locais que oferecem acessibilidade para cadeira de rodas, assim não precisa ficar procurando os detalhes de cada lugar separadamente pra procurar por essa informação.

Caso você queira mais informações, é só abrir os detalhes de cada lugar pra saber se ele tem acessibilidade no banheiro, na entrada, no estacionamento, área de lazer, entre outros. 

E aí, o que achou dessas novidades? Já espalha pros amigos e me conta qual delas você gostou mais! 😉