Google agora tem ferramenta de checagem de senha que mostra se sua senha está comprometida. Vem saber como funciona!

Oi, gente! As senhas usadas em serviços na internet são muito importantes para impedir que outras pessoas tenham acesso ao seu login, né? Por isso, quanto mais forte for a senha, mais seguro você estará. Pensando nisso, o Google tem uma nova ferramenta de verificação de senha que te avisa caso ela seja fraca ou caso a senha já tenha sido exposta por hackers antes.

Quer saber como funciona? Vem que eu te conto!

Ferramenta de verificação do Google

O Google quer evitar que você use uma senha pros seus serviços que já tenha sido descoberta antes, e com isso te tirar dessa zona de perigo. Pra isso, eles usam a nova ferramenta de verificação de senha, que consegue fazer uma busca de um banco de dados com quatro bilhões de informações que já foram violadas por hackers, ou seja, que foram descobertas. Com isso eles conseguem ver se a senha que você tá usando já foi comprometida. Bem legal, né?

Esse banco de dados tem uma versão criptografada com todos os nomes de usuários e as senhas que já foram descobertas por hackers e embora eles não paguem pra ter essas informações, elas acabam surgindo na rede sempre que isso acontece, então eles só coletam.

Daí quando você faz o login em uma conta do Google, eles também ficam com uma versão codificada dessa senha que você usa e através dela faz uma comparação com as informações vazadas pra ver se sua senha é igual ou parecida com uma delas. Se for, eles te avisam para que você troque. Vale lembrar que como é uma versão codificada, eles não sabem o que você escreveu, tá?

Lembrando que pra ter uma senha forte é sempre importante adicionar números e caracteres especiais nela, assim fica muito mais difícil que ela seja descoberta. Outra dica é não usar a mesma senha pra todos os seus serviços porque caso ela seja comprometida, o hacker vai ter acesso a todos eles.

Como checar minhas senhas?

Pra você checar suas senhas, é muito fácil. Primeiro clique aqui pra entrar no painel da sua conta do Google. Em seguida clique na opção “Segurança” e em seguida “Gerenciador de senha”, que fica no final da página. 

Agora é só clicar em “Acessar o Check-Up de Senha”.

Ele vai pedir pra você confirmar sua identidade colocando a senha do serviço do Google mais uma vez e então vai te mostrar caso tenha muitas senhas sendo reutilizadas, comprometidas ou fracas. 

E aí, o que achou da nova ferramenta do Google? Você acha sua senha forte? Me conta aí 😉