Google agora sugere músicas para churrasco e cafezinho no Brasil

google-agora-sugere-musicas-para-churrasco-e-cafezinho-no-brasil

Gente, a cada dia o Google me surpreende ainda mais, viu? Olha só essa novidade que o gigante das buscas acaba de trazer!

O serviço de streaming Google Play Música agora sugere canções para ocasiões que vão desde um churrasco em família até  tomar um cafezinho. Isso mesmo!

O gerente do Google Play Música, Elias Roman, comentou que essa função foi pensada pra trazer mais alegria ao usuário durante a semana, sugerindo listas de músicas diversas pra que a pessoa escolha aquela que desejar em determinado momento, seja na academia ou no trânsito, etc. Legal, né?

E essas sugestões chegam hoje à noite a partir das 19h ao Google Play Música, para todos os brasileiros e traz de volta a tecnologia do Songza, uma ferramenta que ficou famosa por oferecer listas de músicas criadas para atividades específicas, como um churrasco, ou o humor dos ouvintes.

google-agora-sugere-musicas-para-churrasco-e-cafezinho-no-brasil-1

Ah! E tem um detalhe, dos 59 países em que o serviço é oferecido, o Brasil é o quinto para o qual o Google liberou a nova função: “O desafio por trás disso é que tivemos de elaborar todas as playlists”, disse Helen Marqis, diretora global de programação musical do Google.

Listas temáticas

As listas temáticas que são aquelas com base nos dias da semana ficam posicionadas no topo do site ou do app. Na parte debaixo, ficam as músicas recomendadas, que são as que reúnem músicos dos gêneros preferidos pelos usuários. O segundo grupo que são os das estações de rádio, pode ser acessado por meio da barra lateral e é classificado por gênero (de Axé a Sertanejo), atividade (do Acordar ao ir tomar um cafezinho) e humores (do calmo ao sonhador).

A diferença básica entre os dois grupos é que as músicas do primeiro são selecionadas por pessoas, enquanto as faixas do segundo são indicadas por um algoritmo, ou seja, aqui entra em ação o que os cientistas da computação chamam de “aprendizado de máquina”, que faz computadores aprenderem com estímulos. Curioso, né?

Como funciona na prática

Pelo que andei lendo, à medida em que o sistema entende que uma música passa a ser mais ouvida, quando alguém escolhe a playlist “romântica”, a canção é mantida. É a mesma coisa que acontece, quando alguém escolhe ouvir a rádio de algum artista no app, por exemplo, as músicas tocadas são aquelas mais ouvidas pelos fãs do músico, etc.

Outro diferencial do serviço do Google Play Música é que as canções de todas playlists são abertas para todos os usuários, ou seja, não precisa pagar para ouvir. Mas, vale lembrar que o serviço oferece, porém, apenas trinta dias gratuitos, viu?

E aí me conta, o que você achou da novidade do Google?