Fique tranquilo: o Google vai te dizer se uma notícia é falsa ou não

fique-tranquilo-o-google-vai-te-dizer-se-uma-noticia-e-falsa-ou-nao

Gente, olha só que novidade super bacana do Google!

O gigante de buscas na internet acaba de lançar uma ferramenta que tem como objetivo te ajudar a identificar se uma notícia é verdadeira ou não. Inclusive, o novo recurso vai aparecer em artigos lá na aba de notícias do Google, no próprio aplicativo Google Notícias, sabe?

A novidade, que é conhecida lá fora por “fact check” (algo como “verificação de fato” em português), foi divulgada em outubro do ano passado para os Estados Unidos e Reino Unido, mas de lá pra cá, ela já está disponível também na América Latina com parcerias no Brasil, México e Argentina. Bacana, né?

Ah! Só pra se ter uma ideia, esta é a primeira ferramenta de verificação de notícias implementada no Brasil por uma empresa de tecnologia, viu? E olha só que bacana: o Google até já fez parceria com as páginas Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública, que são conhecidas por checar se as informações que circulam na internet são mesmo verdadeiras.

Agora, as notícias vão aparecer nas buscas do Google com um selinho de “verificação de fatos”, que é justamente pra te mostrar que a informação é verdadeira e que foi devidamente checada. Adorei, gente!

E aí, me conta, o que achou desta iniciativa do Google?