Finalmente! Pokémon GO chega ao Brasil!

Pokémon-Go-chega-ao-Brasil!

 

Gente, pode comemorar! Demorou um pouquinho, mas, agora, um dos jogos mais esperados do ano está oficialmente disponível no Brasil: o Pokémon GO! \o/ 

O jogo desenvolvido pela Niantic já virou febre mundial e os brasileiros estavam muito ansiosos pra também poder fazer parte do time de jogadores. Tanto que o assunto virou até motivo de piadas divertidas nas internet! 🙂

Mas, a espera terminou. Os servidores da Niantic finalmente liberaram o Pokémon GO pra ser baixado aqui no Brasil. Agora, é hora de sair por aí caçando os monstrinhos!

Se você quiser uma ajudinha extra, vai poder usar a pulseira Pokémon GO Plus. Ela se conecta via Bluetooth ao seu smartphone, indicando se algum Pokémon está próximo, além de capturar ele sem que você precise olhar pra tela do celular. Os avisos são por vibrações e alterações nas cores de seu LED. O acessório ia ser vendido agora, mas teve seu lançamento adiado pra setembro. Tanto que a marca até tirou o acessório da pré-venda.

O jogo

Você já deve ter lido aqui no blog várias informações sobre o Pokémon GO. Resumindo, o jogo começa quando você personaliza o seu treinador. Pra isso, é só ir escolhendo sua aparência, bem como os acessórios pra que ele fique do jeitinho que quiser! Ah, e o seu treinador aparecerá se movendo pelo mapa do seu celular, assim como na página do seu perfil no jogo. Os outros treinadores podem te ver quando eles visitarem um ginásio que você controla! Muito legal, né?

Quanto maior for seu nível, mais Pokémon fortes você poderá encontrar e capturar pra completar a sua Pokédex, aquela lista com todos os monstrinhos que você encontra, sabe? Você também vai precisar de outros Itens poderosos, como as Great Balls, que são as super Pokébolas, que ajudam muito na captura de um Pokémon.

Alguns monstrinhos estão disponíveis apenas em locais específicos como lagos, rios ou mar. Outra coisa: pra evoluir um Pokémon é preciso capturar vários dele na forma inicial. E tem um detalhe: apenas os primeiros 151 Pokémon, da primeira geração do jogo, estarão disponíveis pra capturar. Todas as informações do jogo você encontra no site oficial.

Verdadeira febre

O Pokémon GO já é tão popular que diariamente vira notícia nos países onde já foi lançado. Quer um exemplo? Nos Estados Unidos, os nomes dos monstrinhos do jogo já começaram a influenciar a escolha de nomes de bebês pelo país, segundo o site especializado em gravidez BabyCenter!

Em Nova York, teve um dia que um Pokémon raro causou um verdadeiro congestionamento, pois as pessoas abandonaram seus carros na rua pra irem até o Central Park caçar o Vaporeon, o monstrinho aquático azul. Será que aqui no Brasil vai ser essa febre também?

Ah, vale lembrar que a liberação está sendo feita aos poucos, se você ainda não conseguiu, logo o sistema vai funcionar, tá?

Bom, agora que o jogo está liberado, divirta-se muito!

O download do jogo pode ser feito nos links abaixo:

iOS

Android

Verdades e mentiras sobre o jogo

Ginásio sem insígnia?

Sim, é isso mesmo! Se você já jogou algum jogo de Pokémon sabe que quando você ganha de um ginásio, o prêmio é uma insígnia. Isso não acontece em Pokémon GO. Quando você vencer um líder de ginásio, você se torna o líder! Legal, né?

Pokémon super fortes!

Você vê um monte de gente com Pokémon fortíssimos e o seu Pidgey é muito fraco, certo? Bem, é importante que na hora de capturar o Pokémon, você olhe o “CP” dele, que fica em cima do monstrinho, junto de um número. Esse número indica o quão forte é esse Pokémon. Então, se ele tiver uns 500, 600 ou 1000 de CP, ele é muuuuito forte!

Qual é o segredo do jogo?

Andar. Não tenha dúvida. Olha, quanto mais você explorar a cidade, mais Pokémon vão aparecer e mais itens você vai conseguir nos PokéStops. O mais legal é que como você está sempre de olho no aplicativo em busca dos monstrinhos, o tempo passa voando! Então, tome cuidado e ande muito!

O que eu faço com um ovo Pokémon?

Provavelmente você já ganhou um ovo Pokémon, certo? Na página principal do app, clique na Pokébola, depois nos Pokémon que você tem e deslize o dedo na tela para ver seus ovos. Clique em um deles e coloque em uma incubadora. Após andar 2, 5 ou até 10 km, você vai ganhar um monstrinho novo!

Posso trocar e batalhar Pokémon com quem eu encontrar na rua?

É… ainda não. A verdade é que o jogo está só no comecinho, então ainda tem muita coisa para ser adicionada. Trocar Pokémon e batalhar com outros treinadores na rua são opções que ainda não existem em Pokémon GO. Mas fique tranquilo que elas devem chegar em breve e eu vou te contar assim que forem lançadas, tá?

Posso capturar Pokémon de outras gerações?

Atualmente existem 721 Pokémon, mas no aplicativo só estão disponíveis os 151 originais. O presidente da Niantic disse que pretende introduzir novos monstrinhos das outras gerações em breve. Por enquanto, corra atrás do Pikachu!

Vi na internet que já capturaram Pokémon lendário, é verdade?

Gente, tá todo mundo atrás dos Pokémon lendários, que são: Moltres, Zapdos, Articuno, Mewtwo e Mew,  só que eles não estão disponíveis de maneira oficial no jogo. É bem provável que seja criado um evento muito legal, com muitas pessoas, para que você capture esse lendário! Mas isso não existe no momento, então é mentira!

Quantas pessoas podem capturar o mesmo Pokémon?

Se você sair na rua com um amigo ou familiar para caçar Pokémon, não se preocupe: ambos podem capturar o mesmo monstrinho, que não tem problema nenhum! Na verdade, é até legal porque, ao achar um Pokémon raro, você pode avisar as pessoas que estão próximas.

Como conseguir PokéCoins?

PokéCoins é a moeda do jogo, que você pode conseguir trocando dinheiro de verdade por esse dinheiro virtual, mas também dá para ganhá-la de outra maneira. Quando você conquista um ginásio, você ganha 100 PokéCoins mais 10 por cada Pokémon que você colocar lá. Essas moedas servem para você conseguir algumas coisas no jogo, como um espaço na mochila maior ou mais incubadores para chocar ovos! É bem útil!

Como que eu consigo fazer parte de uma equipe?

Existem 3 equipes em Pokémon GO: Equipe Valor, Equipe Mystic e Equipe Instinct. Cada uma representa uma ave lendária. Respectivamente, a Valor representa o fogo, que é o pássaro Moltres, a Mystic representa o gelo, que é o pássaro Articuno e a Instinct representa o raio, que é o pássaro Zapdos. Quando você já tiver capturado alguns Pokémon e já estiver mais experiente no jogo, já no nível 5, você pode clicar em um ginásio (ocupado ou não) e escolher qual equipe você pretende entrar! 😉
O que achou das dicas? Ficou com mais alguma dúvida? Quer compartilhar alguma experiência sua de Pokémon GO comigo? Então deixe o seu comentário aqui!