Festeje o Saint Patrick’s Day como um irlandês!

post_redes_1000x1000_st_patricks_day_Lu

Gente, hoje se comemora um feriado irlandês que vem ganhando o mundo inteiro. O St. Patrick’s Day ou “dia de São Patrício” é uma festa tradicional comemorada oficialmente no dia 17 de março, mas que na Irlanda dura a semana inteira. Vem com a Lu e saiba como festejar como um verdadeiro irlandês!

Assim como acontece no Carnaval brasileiro, o Saint Patrick’s Day faz o comércio fechar as portas e dar espaço às comemorações nas ruas. Com exceção dos pubs, é claro, que montam uma programação especial com descontos nas bebidas e apresentações musicais para o público jovem fazer a festa à noite. Durante o dia, é a hora de curtir desfiles com fogos, acrobacias e shows. Legal, né?

Quer saber a origem da festa? A data é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, St. Patrick. Ele nasceu na Grã-Bretanha e foi escravizado na Irlanda em sua juventude. Depois de ter conseguido escapar e voltar à sua pátria, St. Patrick retorna às terras irlandesas com o único objetivo de propagar o cristianismo na região.

Embora originalmente seja um feriado religioso, o Saint Patrick’s Day acabou virando uma data para manifestar o patriotismo e exaltar a cultura do país. É por isso que para comemorar usa-se tudo que é ligado à Irlanda. E como a paisagem de lá é predominante verde, essa é a cor oficial da festa. Os leprechauns, ou gnomos, são um dos símbolos famosos. Tem ainda o trevo da sorte que, como conta a tradição, São Patrício costumava carregar em seus sermões.

E não é só na Irlanda que o feriado é celebrado. Todos os países que falam a língua inglesa festejam a data, com as pessoas vestidas de verde e bebendo muita cerveja. A cada ano é possível encontrar a festa também em outras partes. Nas capitais brasileiras vários bares montam uma programação especial, sabia?

Afinal, um feriado que celebra a alegria merece ser espalhado!

E então, que tal festejar também o St. Patrick’s Day? Depois comenta aqui como foi!