Ferramentas para compartilhar arquivos online

ferramentasnuvem

Hoje em dia muitas pessoas passam a maior parte de suas vidas online, seja trabalhando ou se divertindo. Para quem trabalha conectado um problema é constante: compartilhar arquivos com os colegas, estejam eles onde estiverem.

Existem inúmeros serviços espalhados pela internet (ou disponíveis para baixar em smartphones) que podem ajudar muito na hora de compartilhar arquivos. Alguns são pagos, outros grátis, mas com limitações. Uns, ainda, são mais seguros e outros mais práticos. Vem com a Lu conhecer alguns deles!

Dropbox

Sem sombra de dúvida este é um dos mais conhecidos. Funciona em todos os sistemas operacionais, do PC ao tablet. E olha só que legal: mesmo quem não tem conta no sistema, pode receber os arquivos através de um link de compartilhamento. Tem o plano básico gratuito e mais dois planos pagos, com maior capacidade de armazenamento.

Google Drive

Com o Google Drive você pode criar documentos, planilhas e apresentações e compartilhar com quem quiser. Um diferencial dessa ferramenta é que é possível trabalhar ao mesmo tempo que outras pessoas em um documento. Recentemente o Google fez um corte nos preços: além do plano grátis, você pode pagar US$ 1,99 e ter 100 Giga de espaço. Um óootimo custo-benefício para hoje em dia!

OneDrive

O OneDrive é o novo nome do serviço de armazenamento e sincronização de arquivos da Microsoft. Ele tem o funcionamento muito parecido com o do Google Drive, permitindo a criação, armazenamento e sincronização dos seus arquivos online. Uma vantagem para quem já usa os programas do Office é que eles se integram por padrão ao OneDrive, permitindo que você salve tudo o que faz no PC ou tablet na nuvem, sem problemas. O OneDrive tem um plano grátis e outros pagos, com valores e espaços para todos os gostos.

Box

O foco do serviço é a segurança, tanto que é usado por grandes empresas para compartilhar seus arquivos com as equipes. O funcionamento é bem parecido com o do Dropbox, mas tem boletins por e-mail em tempo real que informam o que está acontecendo com cada arquivo compartilhado. Vale um alerta: seu plano grátis tem limitação de tamanho de arquivo enviado.

TransferBigFiles

Ficou triste com a limitação de espaço do Box? É aqui que o TransferBigFiles entra com um diferencial. Como diz o nome, essa ferramenta permite enviar arquivos bem grandes de forma simples, seja pela web ou pelo aplicativo para iPhone. Ele cria uma página para o download do arquivo enviado, que no plano pago pode ser personalizada com o logo de sua empresa.

Egnyte

Está ferramenta é focada para empresas que precisam, ao mesmo tempo, de segurança e acesso contínuo aos seus arquivos a partir de qualquer dispositivo. Olha só que legal: arquivos marcados como importantes para a empresa são protegidos com uma segurança extra. Até por conta de todas as características desse serviço, não há planos gratuitos para ele. Os valores começam em 8 dólares mensais por pessoa.

SugarSync

O SugarSync é outro aplicativo no mesmo modelo do Dropbox, mas que tem uma vantagem importante: com ele você pode sincronizar online qualquer pasta que esteja no seu computador e não somente a pasta que o programa cria. Ao contrário de seus concorrentes, ele não tem planos grátis, o mais barato começa em US$ 7.49 por mês.

MediaFire

O MediaFire é um dos aplicativos mais conhecidos e usados por quem precisa compartilhar arquivos online, além de ser um dos mais simples de usar. Com o plano grátis você já tem 50 GB para guardar tudo o que quiser e compartilhar em todas as plataformas, seja no PC, celular, tablet ou na web. Assim como o Google Drive, permite trabalhar em projetos ao mesmo tempo que outras pessoas.

Olha, seja pagando ou usando grátis, seja no seu computador, na web ou no aparelho móvel, trabalhar e compartilhar os mais diversos arquivos com seus parceiros ou clientes é bem mais fácil com a ajuda dessas ferramentas, né?

Ah, e não pense que essas maravilhas são só para empresas e documentos de trabalho… Ou você ainda não pensou em compartilhar as fotos daquela viagem bacana com seus amigos? 😉

E aí, o que você costuma dividir com essas ferramentas? Qual a sua favorita?