Falha grave pode comprometer a tecnologia USB

falha-grave-comprometer-tecnologia-usb

A tecnologia USB acabou com muitas chateações de mexer com computadores, não é mesmo? Quem não se lembra de quando era preciso usar diferentes tipos de cabos para ligar mouse, teclado, impressora e outros acessórios? Era mesmo uma bagunça!

Se deixarmos de lado o fato de quase nunca conseguirmos conectar um cabo USB na primeira tentativa (parece que sempre tentamos do lado errado, não é verdade? Rs…), realmente eles facilitaram demais a vida de quem usa computadores.

Só que nem tudo é perfeito! Pesquisadores acharam uma falha grave de segurança na tecnologia. Ela permite que um hacker invada qualquer computador apenas conectando um dispositivo USB infectado nele.

E o pior: não existe solução para prevenir esses ataques e eles funcionam em qualquer sistema operacional, Windows, Mac ou Linux! 🙁

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque o vírus pode ser colocado direto no chip que controla o USB. Não adianta nem apagar os arquivos do dispositivo. Assustador, né?

Mas calma, não vai sair jogando fora seus pen drives e tampando as portas USB do seu computador! Como os pesquisadores são os chamados “white hats”, ou pesquisadores “do bem”, eles apresentaram a falha na conferência de segurança Black Hat que termina hoje em Las Vegas, nos Estados Unidos, sem dar muito detalhes para que pessoas mal-intencionadas não se aproveitem dela.

Nunca é demais lembrar pra você ter muito cuidado com pen drives USB de pessoas desconhecidas.

Você já toma algum cuidado ao usar pendrives no seu computador? Me conta!