Facebook vai remunerar quem posta vídeos na rede social

facebook-vai-remunerar-quem-posta-videos-na-rede-social

Se você é produtor de vídeo ou está precisando de uma graninha extra, vem aí uma novidade do Facebook que vai te agradar (e muito!): a rede social passará a remunerar os produtores de conteúdo para vídeos que postarem em seu site! Olha só!

Como vai funcionar

Eu li que a divisão de rendimento será da mesma forma que acontece com o YouTube, por exemplo, 55% dos valores arrecadados com a publicidade do vídeo ficarão com quem o criou, e os 45% restantes ficarão para o Facebook. Mas, me parece que não vai ser tão fácil conseguir esse dinheirinho, viu?

A remuneração só chegará aos trabalhos que aparecem em “Suggested Vídeos”, que na verdade, são vídeos sugeridos pela rede social, quando o vídeo é promovido, ou seja, patrocinado, ou porque o conteúdo é realmente muito bom. 😉

Assim, quando uma pessoa clicar em um vídeo pra assistir, ela será levada a esse feed de vídeos. Lá, ela poderá navegar e encontrar outros  relacionados ao tema que a levou até ali, por exemplo.

Nesses vídeos sugeridos também vão aparecer vários formatos de publicidade, o que aliás é parecido com o que rola no YouTube, hoje. Tanto que o vice-presidente de parcerias do Facebook, Dan Rose comentou que provavelmente haverá uma escala de um anúncio para cada três vídeos.

Resumo da ópera: como é um projeto novo, o Facebook ainda não sabe como será feita a cobrança aos anunciantes , mas me parece que pelos próximos meses, a rede social não cobrará nada para fazer propaganda dos parceiros que usarem a nova plataforma.

Aliás, só pra se ter uma ideia, o novo feed de vídeos já com publicidade entrará em funcionamento para o sistema operacional iOS já nas próximas semanas. E as versões para Android e Web serão lançadas dentro de alguns meses.

E aí, o que você acha dessa iniciativa do Facebook para produtores de vídeos?