Facebook vai distribuir Internet grátis para locais sem conexão usando lasers e drones

facebook-vai-distribuir-internet-gratis-para-locais-sem-conexao-usando-lasers-e-drones

Gente, a semana nem bem começou e olha só essa novidade do Facebook: Mark Zuckerberg revelou no seu perfil pessoal informações sobre o projeto Internet.org, uma iniciativa da empresa que tem como objetivo levar conexão gratuita para regiões pobres que ainda estão offline e entre as novidades está a utilização de lasers, drones e satélites para a distribuição desse sinal. Incrível, não acha?

Só pra você ter uma ideia, toda essa tecnologia para levar os dados  a localidades que ainda não têm internet está sendo desenvolvida pelo próprio Facebook por meio do seu laboratório, Connectivity Lab (Laboratório de Conectividade), que, inclusive já até preparou uma demonstração com lasers visíveis.

Na verdade, vale lembrar que quando esses lasers estiverem em pleno funcionamento, eles não poderão ser vistos a olho nu, tá?

Outra coisa, a conexão gratuita à web oferecida pelo Internet.org está disponível atualmente em seis países: Gana, Tanzânia, Quênia, Zâmbia, Índia e Colômbia. Adorei!

facebook-vai-distribuir-internet-gratis-para-locais-sem-conexao-usando-lasers-e-drones-1

Agora, me parece que essa iniciativa pode também chegar ao Brasil ainda este ano, aliás, foi o prazo dado pelo próprio Facebook, que pretende expandir a oferta para mais 100 países. Demais, né?

Eu li que se depender dos esforços do pessoal do Facebook para toda essa infraestrutura funcionar, não deverá demorar até que as regiões mais afastadas de redes de transmissão celular possam receber sinal de Internet e se conectar usando um dispositivo Android, por exemplo!

Aliás, Zuckerberg garantiu que o uso dos lasers é só uma das opções de conectividade que estão nos planos, ou seja, pode esperar que ele não vai parar por aí, viu? (ainda bem!)

E aí, o que você acha dessa nova iniciativa do Facebook? Conta pra mim!