Facebook quer lançar seu próprio concorrente para o Spotify

facebook-quer-lancar-seu-proprio-concorrente-para-o-spotify

É, parece que o Facebook quer mesmo se tornar a grande referência no seu segmento, viu? Olha só esta novidade que acaba de chegar aqui: a rede social planeja ter seu próprio serviço de streaming de música. Isso mesmo que você leu!

Tanto que  a empresa já está conversando com as gravadoras para a criação de um serviço no estilo do Spotify. Eu li que o desenvolvimento ainda está bem no comecinho, mas a ideia do projeto é apoiar uma plataforma de videoclipes que será patrocinada por publicidade.

Me parece que a parte de vídeo deve estrear primeiro, dentro de alguns meses, e que a parte de áudio deve chegar mais tarde, em uma data ainda indefinida.

Como funcionaria

Então, pra começo de conversa, o Facebook pagará royalties, isto é, os direitos autorais aos proprietários por meio de um sistema parecido com o do YouTube durante esta etapa, que será um degrau para o plano de um streaming de músicas sob demanda, isto é, semelhante ao que já acontece no Spotify, Deezer, Rdio e agora o Apple Music.

E cá entre nós, se os vídeos tiverem o resultado esperado, o Facebook deve ganhar mesmo o apoio das gravadoras para avançar para o plano de música sob demanda, mas a rede social ainda analisa se vale mais a pena comprar uma plataforma que já existe ou criar a sua própria. Demais, né?

Claro que neste começo a rede social fará um período de teste com os vídeos, que deve apresentar os clipes selecionados pelas gravadoras no feed das pessoas.

E aí, o que achou desta novidade do Facebook? Conta aqui pra mim =)