Facebook muda seus Termos de Uso em janeiro de 2015!

Veja o que muda nos termos de uso do Facebook em janeiro de 2015

Se você faz parte do grupo de pessoas que não consegue passar o dia sem dar uma olhadinha na timeline do Facebook ou, como você chama mais intimamente, do “Face”, este post é importante. É que uma das redes sociais mais acessadas do mundo vai mudar os seus termos, política de dados e de cookies a partir de janeiro de 2015. Eu li tudo o que podia a respeito e preparei um resumo básico para você. Olha só!

Segundo um comunicado distribuído à imprensa ontem e por e-mail para alguns usuários, as mudanças que vêm por aí refletem necessidades de serviços que estão em teste ou vão ser lançados em breve que visam melhorar a experiência no Facebook. Aqui tem alguns exemplos:

Uma mudança já confirmada é na forma como você compartilha a sua localização com a rede. Os termos foram modificados para explicar como o Facebook vai fazer isso. Na prática, isso vai enriquecer a forma como você interage com os check-ins. Em um futuro próximo, quando você compartilhar sua localização vai poder, por exemplo, receber indicações de restaurantes próximos. Bacana, né?

Muita gente ainda não viu esta alteração, mas a turma do Face está testando o botão “Comprar”. A ideia é que você consiga procurar e comprar produtos sem sair do ambiente deles. O trabalho agora é intensificar a segurança das transações para garantir que seus dados não possam ser usados de maneira prejudicial.

No novo pacote de condições também fica mais claro como as informações coletadas são utilizadas. Só para citar um exemplo para você entender, eles usam informações de dispositivo, como dados da bateria e força do sinal, para otimizar a sua experiência no celular e ajudar a garantir que os aplicativos funcionem bem para você. E mais: sempre vai ser pedida a permissão para usar a localização do seu telefone quando oferecerem recursos adicionais, como fazer check-in ou adicionar sua localização às publicações. Você permite se quiser, tá?

Outra mudança bem interessante é que agora ficou mais clara a forma como você bloqueia os anunciantes na rede. Em resumo, quando você selecionar a opção em algum aparelho, ela vai ser espelhada em toda a sua experiência no Facebook, seja no notetook, tablet ou smartphone. Bem melhor, né?

O que eu achei mais interessante em toda essa história é que a central chamada Noções Básicas de Privacidade foi inteiramente reformulada. Segundo o Facebook, eles passaram o ano ouvindo comentários e sugestões e montaram esse guia de ajuda especialmente para quem tiver dúvidas sobre como controlar o que vê, o que veem sobre ela e que tipo de publicidade ela vai receber. Achei bem legal, viu?

Claro, estou de olho, acompanhando as mudanças e assim que souber de mais novidades, venho aqui te contar!

Mas agora me fala: o que você acha que o Facebook poderia fazer e que seria o máximo?