Facebook lança Instant Articles no Brasil

facebook-lanca-instant-articles-no-brasil

 

Você já reparou que o Facebook cada vez mais funciona como uma fonte de pesquisa para notícias? Além do que os seus amigos compartilha, os veículos de comunicação como rádios, TVs, jornais e sites, tem usado a rede social como forma de chegar até as pessoas.

 

Eu já comentei aqui no blog que o Facebook tinha lançado um serviço chamado Instant Articles e a novidade é que agora eles estão disponíveis aqui no Brasil. Ebaaa \o/.  Mas afinal, o que são os Instant Articles (ou artigos instantâneos na tradução livre para o português)?

Esta novidade é uma ferramenta que oferece o conteúdo muito mais completo, de forma rápida e agradável, pra quem navega na timeline da rede social. Isso porque a leitura fica muito mais ágil e dinâmica em relação ao uso do navegador para encontrar as matérias no smartphone.

O pessoal do Facebook fez um teste e descobriu que atualmente uma notícia demora cerca de oito segundos para carregar, o que é, de longe, o tipo de conteúdo mais lento na plataforma. Com os Instants Articles, eles garantem que a experiência de leitura será até 10 vezes mais rápida do que da maneira tradicional!

Quando um artigo tiver o ícone de um raio, você vai saber que ele carrega de maneira imediata. E não é só isso! Vídeos podem rodar  automaticamente enquanto você lê uma notícia, isto é, dá pra navegar por mapas interativos, escutar opções de áudio e até curtir e comentar partes específicas de uma matéria. Muita coisa legal, não é mesmo?

No Brasil, vários grupos de mídia como: AdoroCinema, Bolsa de Mulher, Capricho, Catraca Livre, Esporte Interativo, Estadão, Exame, G1, M de Mulher, R7, Veja e Veja SP vão começar a usar a nova ferramenta. Nos exterior, os Instant Articles já são usados por gigantes da mídia como The New York Times, National Geographic e BBC News.

A novidade estará disponível para todos os usuários de iPhone na América Latina e será estendida gradualmente para os smartphones e tablets com sistema Android nas próximas semanas. Agora é começar a vasculhar pra ver se a novidade vai mesmo melhorar a experiência de leitura!

E aí, me conta, você gosta de ler notícias na sua timeline do Facebook?