Facebook e Instagram agora vão avisar quando alguém compartilhar fake news. Entenda como!

Oi gente! O aumento do compartilhamento de notícias falsas na internet vem sendo cada vez mais um motivo de preocupação para grandes empresas, principalmente as redes sociais. Por isso, o Facebook já anunciou que vai começar a trazer alguns recursos e ferramentas pra combater ainda mais de frente essas fake news e impedir que elas se espalhem na plataforma.

Quer saber como? Vem que eu te explico!

Adeus notícias falsas!

O Facebook quer começar a identificar a avisar aos seus usuários quando alguém compartilhar uma notícia falsa, e esses recursos vão funcionar tanto no próprio Facebook quanto nos stories do Instagram. Com essa mudança, toda vez que alguém compartilhar uma informação que foi checada e confirmada ser falsa, eles vão exibir uma pop up com a classificação de “informação falsa”.

Assim quem estiver lendo já sabe que não é pra levar a sério, né?

Outra medida que eles vão tomar é começar a adicionar mais informações sobre os proprietários das páginas do Facebook. É, você vai poder ver o nome legal, a cidade, o número de telefone e até os sites das empresas que são donas dessas páginas, pra deixar mais transparente.

E mais, os jornais que, segundo eles, “estão total ou parcialmente sob o controle editorial de seu governo” vão ser rotulados como “mídia controlada pelo Estado” para que você saiba disso.

Medidas para fazer com que as eleições sejam mais justas e seguras

Pensando já nas épocas de eleições, que é quando as notícias falsas podem de fato ser um problema mais sério, o Facebook também já anunciou que vai tomar medidas pra proteger as contas dos candidatos. Eles vão ter que ativar o recurso de autenticação de dois fatores e além disso essas contas vão ser sempre monitoradas pra evitar risco de ataques.

Para as eleições de 2020 dos Estados Unidos eles já vão colocar uma ferramenta capaz de acompanhar os gastos dos candidatos no Facebook. Bem legal, né?

E aí, o que achou dessas medidas? O que você acha que ainda pode ser feito pra evitar as fake news? Me conta aí 😉