F8: Facebook traz supernovidades em evento para desenvolvedores

f8-facebook-traz-supernovidades-em-evento-para-desenvolvedores-1

Gente, começou nesta última terça-feira (12), a abertura do F8, aquela conferência anual exclusiva para desenvolvedores do Facebook, sabe? Então, o evento que teve continuidade nesta quarta-feira (13), já trouxe muitas surpresas boas, especialmente para os produtores de conteúdo e profissionais de social media.Olha só!

As novidades

Ainda na abertura, Mark Zuckerberg falou um pouco sobre a sua visão de futuro e as principais iniciativas que a empresa pretende tomar nos próximos dez anos. Uma das metas apresentadas pelo fundador e CEO da Facebook é conectar 4 bilhões de pessoas que ainda estão offline, através do acesso à internet mais econômico. Bacana, né?

Além disso, o executivo quer aplicar inteligência artificial em soluções inclusivas como fotografias para cegos ou diagnósticos médicos, mas também continuar investindo na realidade aumentada.

Olha só o que ele falou: “Estamos construindo tecnologia que vai dar a todos o poder de compartilhar facilmente qualquer coisa com qualquer pessoa. Seja para se manter em contato com seus amigos, começar um novo negócio ou ajudar a resolver os problemas do mundo, o caminho é conectar todas as pessoas. Só assim vamos progredir. E é por isso que o trabalho que fazemos é tão importante”.

f8-facebook-traz-supernovidades-em-evento-para-desenvolvedores

Agora dá uma olhadinha nos principais lançamentos anunciados no F8:

Facebook Surround 360

Olha só, o Facebook desenvolveu o Surround 360, um sistema que tem como objetivo capturar de vídeos de alta qualidade em 3D e 360º graus. Além disso, esse sistema já traz o design da câmera e código necessário, o que reduz bastante o tempo de pós-produção. Ah, e tem mais: outras novas ferramentas também foram anunciadas para que os criadores de conteúdo possam entender melhor o desempenho dos seus vídeos 360, melhorando a interface do usuário. 😉

f8-facebook-traz-supernovidades-em-evento-para-desenvolvedores-instant-articles

Instante Articles

Agora é pra valer! A rede social também abriu oficialmente o programa Instant Articles para todos os produtores de conteúdo no mundo. Aliás, na ocasião do evento, foram divulgados novos dados sobre o uso dos Instant Articles, e mais detalhes sobre como conteúdos de marcas podem ser apresentados no produto, além de apresentar diversas parcerias com ferramentas de publicação, como WordPress, e de análise de dados, como Adobe Analytics, comScore, Nielsen. Ah, e um detalhe interessante, só na América Latina, hoje, já são mais de 70 publicações usando os Instant Articles. Legal, hein?

BETA Plataforma Messenger

Os Messenger bots, ou seja, robôs para o Facebook Messenger estão chegando! Esse recurso cria uma nova maneira para que donos de negócios e lojas possam se comunicar. Aliás, os desenvolvedores poderão personalizar conversas por meio das ferramentas de inteligência artificial da empresa Wit.ai, usando assistentes virtuais.

A nova ferramenta suporta, além do texto das mensagens, imagens e conteúdos interativos. Assim, você pode perguntar e o bot responder perguntas como previsão do tempo, compras ou pedido de resumo de notícias. Muito inovação, né?

Social Plugin

Esse recurso é bem parecido com aquela opção “Salvar links”, sabe? Só que a ferramenta vai permitir que os consumidores do e-commerce salvem produtos, viagens, cursos ou links de seu interesse diretamente em seu perfil do Facebook, além de receber notificações com informações relevantes, como descontos, ofertas, promoções, etc…

f8-facebook-traz-supernovidades-em-evento-para-desenvolvedores-api

API do Facebook Live

Aqui os produtores de conteúdo em vídeo, ganham mais possibilidades na hora de integrar vídeos ao vivo com qualidade de transmissão profissional, além de interagir com o público de maneiras diferentes e criativas. 😉

Novos recursos para gerenciar e proteger direitos autorais de vídeos

Olha só que bacana, o Gerenciador de Direitos vai ajudar os produtores de conteúdo a gerenciarem seus vídeos no Facebook, ou seja, dá pra criar uma espécie de biblioteca com o conteúdo que deseja proteger, além de criar regrinhas sobre a utilização desses vídeos e identificar novos conteúdos postados. Gostei!

Account Kit

Nada de senhas! Esse novo recurso deve permitir que as pessoas possam se logar usando apenas o número do telefone ou e-mail, através do recebimento de códigos por estes meios.

Vídeo em Múltiplas Páginas e Informações de desempenho unificadas

Agora você tem novas formas de postar vídeos e em várias Páginas de um mesmo Gerenciador de Negócios. Além disso, foi disponibilizado um contador único de visualizações dos dados sobre o desempenho total desses vídeos que forem publicados em múltiplas Páginas. Isto é, uma alternativa prática e simples pra ver a performance total desses vídeos e com todas as informações possíveis!

Profile Expression Kit

Olha só, logo, logo, você vai conseguir alterar a sua imagem de perfil do Facebook com um vídeo que poderá ser editado direto do app. Demais, né?

Sharing Quote

Aqui é o novo recurso de compartilhar. A ideia dele é facilitar o compartilhamento de trechos de textos e conteúdos de terceiros direto de um site para o seu perfil do Facebook.

E aí, o que você achou dessas novidades todas do Facebook? O que você gostou mais? Conta pra mim!