Estátua impressa em 3D será exibida durante a Rio 2016 em Copacabana

estatua-impressa-em-3d-sera-exibida-durante-a-rio-2016-em-copacabana

Você sabia que todos os anos, mais de oito milhões de toneladas de plástico são jogadas no mar, no mundo inteiro? Triste, né? Mas, um artista plástico holandês, Peter Smith decidiu chamar à atenção para este problema tão sério. Olha só!

Pensando nas centenas de pessoas que vão estar no Rio em 2016, por causa dos Jogos Olímpicos, ele pretende reproduzir aquela famosa estátua Madonna de Michelangelo em impressoras 3D, usando garrafas PET como matéria-prima. Isso que eu chamo de unir tecnologia e sustentabilidade!

O projeto

O Plastic Madonna tem como objetivo levantar pelo menos 100 mil garrafas PET. E só pra você ter uma ideia, até agora já foram recolhidas  9.255 garrafas, retiradas das ruas da Holanda e depositadas em lixeiras especiais. Muita coisa, né?

E olha que interessante, todo esse plástico será usado em diversas impressoras 3D, afinal, o modelo da estátua será dividido em mil partes para que dê tudo certinho durante o processo de construção. Depois, todos os pedaços serão misturados para criar a escultura, que deverá ter cerca de 3,65 metros de comprimento.

Para o artista plástico, a oportunidade de chamar a atenção do mundo pra uma causa tão séria e importante é imensa por conta das Olímpiadas de 2016, olha só o que ele comentou: “Cerca de 1 bilhão de pessoas vão assistir aos Jogos Olímpicos. Junto com as competições esportivas, belos filmes da cidade também serão exibidos. Claro que a estátua do Cristo Redentor será mostrada,  mas,  o que é isso deitado na praia de Copacabana?”

E você, o que achou dessa ideia? Conta pra mim!