Entenda porque você não deve usar carregadores falsificados

Olá! Quantas pessoas você conhece que já quebraram ou danificaram o carregador do smartphone? Já aconteceu com você? Pois é, isso é bastante comum. Às vezes, os carregadores das fabricantes que chegam junto com os smartphones são um pouco mais frágeis e se não tiver bastante cuidado eles podem mesmo quebrar. E vamos combinar: na hora de comprar um novo dá aquela dorzinha no coração…é, não costuma ser barato.

Mas esse é o momento para ter cuidado! É, porque também é muito comum que quando isso acontece, as pessoas acabem optando por comprar carregadores “piratas”, ou seja, que não são originais. Sim, realmente os carregadores originais são mais caros, mas sabe aquela história de que “o barato pode sair caro”? É bem isso!

Se você escolher pagar mais barato por um carregador falsificado, você pode estar na verdade é comprando um problema, já que ele pode danificar o seu aparelho. E aí consertar ou trocar por outro é bem pior do que comprar um carregador original, né? Bom, mas eu vou te dar mais alguns motivos para não comprar um carregador de má qualidade, tá?

Falta de segurança


Eu vou começar falando sobre esse problema, porque ele é o mais sério. É, porque ele coloca em risco a sua segurança, e não só a do smartphone. Problemas com carregadores piratas acontecem porque eles não passam pelo sistema de segurança que os originais passam, e nem com a compatibilidade com aquele determinado aparelho. Ou seja, eles podem causar curtos-circuitos tanto porque são de má qualidade quanto porque podem estar mal encaixados. Então cuidado!

Dano para o smartphone

Agora, outro motivo muito preocupante para não usar esses tipos de carregadores ou cabos é que eles podem causar danos em componentes do seu aparelho. E às vezes, pra arrumar, ou sai mais caro ou nem tem conserto, e a solução é comprar um novo. Por exemplo, alguns testes já confirmaram que carregadores piratas podem danificar uma placa dentro dos iPhones que se chama Chip U2 IC, que controla o carregamento. Isso é muito ruim. Então se você pensar em comprar um pirata, pensa também nisso. É melhor pagar um pouco mais caro para comprar um carregador original novo ou arriscar ter que comprar um smartphone novo?

Ruim para a bateria


Além de poder danificar os componentes internos, eles ainda podem fazer com que sua bateria seja danificada e dure bem menos do que deveria, sabia? É que os carregadores originais têm um sistema que entendem quando a bateria está toda carregada e aí param de mandar energia pra ela. Os falsificados não têm esse sistema e então eles continuam mandando energia e isso acaba sobrecarregando e estragando a bateria mais rápido. Viu como pequenas coisas podem fazer a diferença? Com os carregadores falsificados, se você deixar, por exemplo, o smartphone carregando durante a noite, vai ter essa preocupação e um grande risco de danificar o aparelho.

Lentidão no carregamento

Os cabos falsos geralmente também são mais finos, já que são mais baratos e os fabricantes querem economizar em tudo! Isso significa que esses cabos suportam uma amperagem menor do que os originais, então o celular vai carregar bem devagar. E o que é pior, dependendo do tempo que ele estiver ali carregando, ele vai acabar superaquecendo porque é muita energia que quer passar e não consegue. Isso pode deixar seu smartphone mais quente também e causar algum acidente.

Então, para finalizar, a minha dica é que você não compre um carregador falsificado. Vai por mim, não vale a pena. E depois dessa listinha, você já sabe os motivos, né?

Você conhece alguém que tem ou quer comprar um carregador falsificado? Corre e marca ele ou ela aqui e avisa logo! 😉