Entenda como funciona o e-SIM e quais operadoras já oferecem essa tecnologia no Brasil!

Oi gente! O Brasil já está se preparando para a chegada de uma nova tecnologia que aos poucos começa a ficar cada vez mais popular no mundo todo. Eu to falando do e-SIM, um cartão que já vem no smartphone e que facilita e muito na hora de trocar de operadora ou até mesmo usar mais de uma.

Quer saber mais sobre ele e quais operadoras aqui no Brasil já contam com a tecnologia? Vem que eu te explico.

O que é um e-sim e quais as vantagens?

O e-SIM é um chip pequeno que já vem de fábrica dentro do smartphone, substituindo o chip de operadoras que temos que comprar pra colocar quando compramos um novo ou quando trocamos de número.

Uma das vantagens dele é que você pode ativar um número de uma operadora de forma remota, ou seja, sem precisar ficar abrindo o aparelho pra trocar o cartão fisicamente. Enquanto no cartão de operadora cada um é um número e uma operadora diferente, no e-SIM você pode mudar de um número pra outro ou de uma operadora pra outra através de uma configuração apenas. Muito mais fácil, né?

Isso é ótimo também pra quem viaja pra fora, porque assim fica mais fácil adquirir um número do país onde tá com todas as vantagens, sem precisar comprar um cartão chip extra pra isso. Sabe aquela função dual chip onde você pode usar dois chips ao mesmo tempo no aparelho? Ele também faz isso, mas sem precisar ficar colocando mais chips, é tudo no mesmo e-SIM!

Ah e claro, como ele é bem pequeno e já vem interno de fábrica, ele também ajuda a deixar os smartphones ainda mais finos ou com baterias maiores porque vai sobrar espaço! Muito bom né?

Quais operadoras aqui no Brasil já tem e-sim?

Por enquanto essa tecnologia ainda é nova aqui no Brasil. Primeiro quem começou a disponibilizar o e-SIM por aqui foi a Claro, e logo em seguida a Vivo também. Agora a TIM já está começando também a oferecer a tecnologia de e-sim. A operadora já anunciou que por enquanto está disponível apenas para clientes pós-pago e controle, mas que em breve os pré-pagos também terão esse suporte.

Porém outra barreira pra essa tecnologia se tornar popular é que por enquanto poucos aparelhos já vêm com o e-SIM de fábrica. Aqui no Brasil ele só existe nos modelos mais novos da Apple, os iPhones XR, XS e XS Max.

E aí, você acha que o e-SIM vai fazer sucesso por aqui? Gostaria de ter um smartphone com essa tecnologia? Me conta aí 😉