Ensine seu Windows a desligar sozinho

ensine-seu-windows-a-desligar-sozinho

É claro que você sabe que o Windows realiza várias tarefas inteligentes ao mesmo tempo. Mas e que ele pode desligar sozinho? Ah, agora sim! Então acompanha só a minha dica para fazer essa pequena “mágica” em seu notebook ou desktop. Mas atenção: só vale para as versões 7 ou 8 do sistema operacional.

Esse recurso é possível porque o Windows tem um contador de tempo que determina a quantidade de segundos que seu PC vai ficar ligado e o horário que você quer que ele desligue. É uma solução muito útil para quando você se afasta da máquina, mas quer que ela continue realizando algumas funções, como baixar um e-mail ou passar um antivírus, por exemplo.

Tanto na versões 7 ou 8 do seu Windows, vá no menu “Iniciar”, selecione “Executar”, ou aperte a tecla Windows + a letra R. No campo de texto da janela, digite o comando: “shutdown.exe/s/t3600”.

Em seguida, é só trocar o número 3600 pela quantidade de segundos em que você quer que seu computador desligue e logo um aviso vai aparecer na sua tela. Por exemplo: se você quiser que ele fique ligado por mais 1 hora, é só deixar o número 3600 lá, porque representa 3600 segundos. Se quiser que a máquina desligue automaticamente depois de 1 hora e meia, é só mudar o número para 5400.

Descobrindo novas fomas

Você também pode programar o PC para desligar de outro jeito: vá em “Ferramentas Administrativas” (ou “Tarefas Agendadas”, de acordo com a sua versão de Windows) no painel de controle. Você vai encontrar diversas opções de agendamento de tarefas. Muito fácil, né?

Aproveite essas dicas e programe o seu computador. Além de adiantar sua vida, você ainda economiza luz! 😉

Mas e você, sabe de funções e truques para facilitar o dia a dia com a informática? Me conta!