E3: fique por dentro dos grandes lançamentos da maior feira de games do mundo

e3-fique-por-dentro-dos-grandes-lancamentos-da-maior-feira-de-games-do-mundo

Gente, quem curte games tem que ficar de olho no que está rolando esta semana lá na E3, em Los Angeles. As grandes marcas, os estúdios de criação e toda a indústria estão reunidos apresentando as novidades para este ano e o próximo. Quem já lia o blog ano passado, deve lembrar que o grande duelo foi o lançamento dos novos consoles, a geração liderada por Xbox One e PlayStation 4.

E agora? Qual será o tom do evento? Especialistas concordam em uma coisa: chegou a vez dos games. Com a plataforma consolidada é hora de mostrar do que ela é capaz em títulos cada vez mais incríveis.

Claro, tem a questão da Nintendo, que luta para manter seu espaço entre as grandes e o mundo dos jogos para PC, e ainda espera o lançamento das máquinas Steam, outra revolução a caminho. Com tanta novidade, selecionei as grandes apostas neste post de hoje. Se você quiser sintonizar o evento AO VIVO, é só visitar a página oficial em e3expo.com. Ontem rolaram algumas das apresentações mais esperadas! Confira.

Vamos começar pela Microsoft? A criadora do X Box One apresentou a versão final e mais bem acabada de Halo 5: Guardians, o primeiro título de sua famosa série para a plataforma. Mas fez isso em grande estilo, lançando a Master Chief Collection, com releitura das quatro aventuras anteriores para o ambiente do novo console. Isso sim é presente! A partir de novembro, jogadores de antigas e novas gerações vão poder curtir todos os mapas (mais de 100), além de uma exclusiva série em live action (Night Fall). E, em dezembro, o novo game. Um senhor pacote!

Ai, e se você curte games de guerra, o dia de abertura foi repleto de tiros, bombas… digo, novas ideias! 🙂 Call of Duty Advanced Warfare, por exemplo, foi apresentado como uma viagem alucinante pelo mundo de uma das franquias mais famosas de todos os tempos. Eu curti o realismo, com combates aéreos e tudo o mais.

A série Forza trouxe Horizon 2, um mundo aberto estilo GTA com mais de 200 carros, multiplayer e um personagem especial: o clima, que promete ser parte do jogo. Incrível, é como viver um Velozes e Furiosos! Disponível a partir de setembro, hein, gente!

Curti também o Evolve: um game de aventura espacial, multiplayer, no qual você pode optar por diversos perfis de jogadores, inclusive do próprio monstro! Gráficos incríveis e pós-apocalípticos.

Hm, vamos dar um pulinho no passado? Sim, chegou a hora de  falar do Assassins Creed Unity, que se passa durante os meses conturbados da Revolução Francesa. É claro que segue a mesma linha dos jogos anteriores, com muita reconstituição histórica. O diferencial dessa vez fica pela habilidade de formar grupos de jogadores (reais) para explorar missões e desafios. Vocês não acreditam no nível de profundidade de cena que eles conseguiram! É como um cenário de um filme real, cheio de detalhes e ações simultâneas. Se liga:

Rolou ainda a apresentação final do Sunset Overdrive: um jogo ao estilo cartoon, muito criativo, no qual você tenta enfrentar uma cidade tomada por humanos mutantes, que ficaram assim depois de tomarem refrigerantes contaminados! Rs…

Deixa eu ver outros destaques que anotei aqui… ah! Fables Legends, um RPG multiplayer que permite que você seja até mesmo o vilão da história, quase um “deus” que tem por função criar perigos e afastar os jogadores de seus objetivos. Quem jogou RPG, vai sacar aqui uma pitada de “mestre”. 😉

Rolou ainda Dance Central, Blind Forest e um show de games independentes, para os quais a Microsoft criou o projeto Id@aXbox, que oferece suporte a desenvolvedores. Ufa! Arrasou, hein, Microsoft?

Bom, e o dia não estaria completo sem a apresentação da Sony, né? A criadora do PS4 também não deixou barato. Eu fiquei vidrada na transmissão ao vivo do evento. Teve  versão mais completa e definida do Uncharted 4 (exibido antes apenas como trailers) e uma atualização do The Last of Us, com todo o poder gráfico do seu console mais recente. Outras duas novidades foram a exibição do novo título The Order: 1886, com uma pegada steampunk e sombria.


Fofa demais é a nova versão do The Little Big Planet 3, que inovou em um modo co-op (Hora da tecla SAP: é quando dois ou mais jogadores colaboram em uma mesma missão durante um jogo) com personagens engraçadíssimos e uma jogabilidade inteiramente renovada, com maior profundidade, truques e armas divertidas.

A lista de games é incrível, mas ainda rolaram novidades em outros campos. Por exemplo, o projeto Morpheus, aposta da marca no mundo da realidade virtual, já vai começar a pintar para os desenvolvedores em modo teste durante a conferência. A ideia é reinventar o modo como se jogam os games da marca, com a ajuda da câmera do PS4. Uau!

E a integração com o YouTube? Agora vai ser possível gravar suas partidas e subir os gameplays (filmes criados para apresentar o progresso do jogador em uma partida) diretamente para a rede social de vídeos ou então transmitir tudo ao vivo.

E a noite de ontem não terminaria sem o anúncio de um novo hardware, bem na linha do que a Amazon e Apple já fizeram. O PlayStation TV é uma “caixinha inteligente”, capaz de transmitir jogos em streaming (sem precisar instalar), além de conteúdos exclusivos. Uau! Só uma má notícia: não existem planos de comercialização no Brasil.

Já a “big N”, a Nintendo, tem um desafio muito diferente: manter o Wii U na cabeça de todos. O console ainda tenta ganhar mercado e atenção do grande público, por isso, a criadora do Mario pretende trazer novas aventuras do encanador mais querido da galera E uma versão em HD do game The Legends of Zelda.

Mas, calma, a grande novidade nem é essa. A marca japonesa busca surpreender a todos é com uma nova série de Action-Figures que, dotados de chips NFC, vão poder se comunicar com o console, em um estilo de jogo semelhante ao Disney Infinity, lembra?

Mas, além dos lançamentos das dessas grandes empresas e dos estúdios (EA, Ubisoft e outros), a semana promete ainda trazer novidades em outras fronteiras. O que esperar, por exemplo, do Oculus Rift? Já falei sobre ele aqui algumas vezes e a primeira aparição “comercial” pós-compra pelo Facebook vai ser agora. A expectativa? Que seja anunciada a data da versão final para o consumidor, que muito provavelmente deve ocorrer somente em 2015.

Ufa! A semana promete e eu vou ficar de olho caso alguma novidade além dessas rompa a barreira do rumor e seja confirmada ainda este ano.

E você? Curtiu algum título em especial? Comenta aí!