E aí, já baixou o iOS 8?

e-ai-ja-baixou-o-ios8

Gente, fechando o dia com um lembrete superimportante: a Apple acabou de liberar agora à tarde a versão final do iOS 8, a mais nova atualização de seu sistema operacional, tanto para iPhones quanto para iPads. Você já atualizou o seu? Se liga só em como fazer isso:

A primeira coisa é fazer o backup de seu dispositivo, seja pelo iCloud ou em seu computador de casa ou escritório. É só ir em “Ajustes” > “iCloud” e virar a chave para a posição ativada. Depois, clique em “Efetuar Backup Agora”. Essa funcionalidade vai armazenar todas as configurações do seu dispositivo, o que é sempre uma segurança a mais.

Feito isso, você já pode começar a atualização. Existem duas formas básicas de fazer isso: através do iTunes ou diretamente pelo próprio aparelho. A primeira é recomendada se o seu roteador for mais antigo, ou seja, não tiver uma boa banda de processamento. Mas, caso seja um modelo atual e atinja boa velocidade de processamento de informações, você pode atualizar diretamente pelo iPad ou iPhone.

Bom, atualizar é muito simples. Basta clicar em “Ajustes”, “Geral” e “Atualização de Software”. Nesta tela o ícone de atualização dará todas as informações necessárias. Só tem um porém viu, como tem muitas mudanças técnicas, essa versão do sistema precisa de 4.5 GB disponíveis na memória do aparelho. Uau! Vamos fazer uma limpeza aí, né?

E quais são as novidades!

Vale lembrar que as mudanças estéticas foram bem menores dessa vez. O pessoal da Apple se concentrou em melhorias técnicas, seja no processamento, no consumo de bateria e até no compartilhamento de contas entre pessoas da mesma família, o que é muito legal no caso dos iPads que são sempre compartilhados, não é mesmo?

Outra novidade bem legal é que você poderá responder a mensagens diretamente da tela bloqueada, poupando muito tempo. Aliás, as mensagens deram uma boa melhorada. Vão aceitar agora pequenos trechos de voz, assim como indicar palavras enquanto você digita para melhorar a experiência de escrever textos mais longos. E olha só que legal: ao dar dois toques no botão home você tem atalhos para seus favoritos, contatos recentes e muito mais. Para fechar, o spotlight, a busca geral do sistema, agora faz buscas completas na web, incluindo aí aplicativos, horários de filmes e muitas outras informações. A má notícia é que essa funcionalidade está 100% ativa só mesmo nos EUA, ok, pessoal?

E, claro, ele foi todo repensado para as telas maiores dos iPhone 6 e 6 Plus, sobre os quais já falei aqui.

Aliás, sobre a compatibilidade entre os modelos mais antigos, um alerta: o iOS 8 só funciona nos iPhones 4s, 5, 5C, 5S, 6 e 6 Plus, tá? Fique atento a essa questão!

Bom, agora corre lá e faz a sua atualização. E depois me conta o que achou!