Documento do veículo também vai ganhar versão digital. Vem saber quando!

Andar com a bolsa ou a carteira cheia de cartões e documentos físicos já tá virando coisa do passado, não é mesmo? A tecnologia já está avançada o suficiente para evitar esses transtornos e prova viva disso são os sistemas de pagamento virtuais. Tudo de bom! Mas vem mais novidades por aí!

Em breve mais um documento poderá ficar guardadinho no fundo da gaveta porque sua versão virtual já tá batendo na porta: o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), também conhecido apenas como “documento do veículo”, sabe?

Sim gente, é fato! O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) já oficializou tudo com a publicação de uma resolução que vai permitir o uso e criação de uma CRLV digital. Ou seja, agora você pode dirigir a vontade sem ficar se preocupando em verificar toda hora se o bendito documento do carro, por exemplo, está por perto. Basta ter o smartphone em mãos e vamos combinar, smartphone ninguém esquece tão fácil, não é?

Mas calma aí, ainda não aposente seu documento de papel! O órgão afirmou que até o final do ano que vem isso será possível, então ainda temos um pouquinho de chão até lá. É assim mesmo, essas coisas levam um pouco de tempo, mas não se preocupe: o aplicativo em sua versão de teste deve sair em breve. 

Aliás, você sabia que isso já acontece com a carteira de habilitação? Sim, ela já tem um aplicativo na versão de teste para ser utilizada de forma digital! Só vai valer a partir de fevereiro, mas olha só, está bem pertinho. O CNH-e pode ser baixado em smartphones com o sistema operacional Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.cnhe&hl=pt_BR) ou iOS (https://itunes.apple.com/br/app/cnh-digital/id1275057217?mt=8) e já está até valendo em alguns estados como Goiás e Distrito Federal.

E aí, o que você achou de mais um documento ganhando sua versão digital? Me conta!