Documento do carro ganha versão digital para smartphones!

Você já notou que o número de documentos digitais está crescendo cada vez mais? Não é para menos, né? Hoje em dia praticamente todo mundo tem um smartphone e se ele já está substituindo até o cartão de crédito, por que não outros documentos? É o caso do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, também conhecido como “Documento do carro”.

Como funciona?


Sabe quando o carro para em uma blitz e o policial te pede o documento do carro? É ele. E agora já dá para ter uma versão digital do CRLV em seu smartphone para ser acessado por um aplicativo, sabia? É, a novidade já tinha sido prometida no ano passado, mas agora está começando a realmente virar realidade.

Como ela ainda está no começo, aos poucos vai chegar pra outros estados, mas por enquanto só o pessoal do Distrito Federal já está podendo usar o aplicativo, tá? Mas já já ele vai começar a ser disponibilizado também no seu estado, porque existe uma determinação de que até o final do ano ele chegue a todo o Brasil. Legal, não é?

E paga?

É o Detran da sua cidade que vai dizer se você vai pagar ou não pelo documento digital, tá? Porque essa é uma decisão de cada Detran, então alguns podem até não cobrar, e os que vão cobrar podem pedir valores diferentes, mas se isso acontecer é muito provável que ele tenha o mesmo preço da CRLV impressa.

No Distrito Federal, que é onde ele já está podendo ser utilizado, o documento não está sendo cobrado, mas também só pode ser usado por quem já pagou o licenciamento do seu carro de 2018.

E quando você recebe o documento impresso e abre no aplicativo, vai ver que ele tem um código QR, esse código é que autentica ele, ou seja, que prova que ele é original. Mas vale lembrar que, pelo menos por enquanto, mesmo tendo o CRLV no celular, você ainda tem que ter ele impresso no carro, tá?

Como baixar o aplicativo?


Por enquanto o aplicativo Carteira Digital de Trânsito só está sendo disponibilizado para o sistema operacional Android, e você pode fazer o download gratuito aqui.

E aí, que tal andar com o documento do seu carro no smartphone? Marca os amigos motoristas 😉