Disco que dura 1 bilhão de anos pode registrar nossa história

Gente, fico impressionada ao ver o quanto a tecnologia de armazenamento de dados está cada vez mais sofisticada. Já se foi o tempo em que era preciso tomar cuidado com a quantidade de arquivos no HD. Imagine só! Hoje tem espaço sobrando, e basta adquirir um HD externo se faltar, não é mesmo?

Mas um novo sistema, desenvolvido por cientistas holandeses, promete revolucionar o mercado: o GigaYear Storage. O novo disco seria capaz de preservar dados por até um bilhão de anos usando tecnologia holográfica! O máximo, né? A ideia é preservar a história da humanidade para civilizações futuras.

O material utilizado, uma liga desenvolvida especialmente para este projeto, resiste a altas temperaturas e outros danos causados pela natureza. Para ter uma ideia melhor do que significa essa invenção, é só comparar: a vida útil de um documento em papel é de até 500 anos, um HD de 4TB de até 10 anos e fitas cassete podem durar algumas décadas. Tudo, claro, em condições ideais. Incrível!

O GigaYear Storage terá diferentes níveis de informação. A camada mais externa poderá ser lida a olho nu ou com uso de microscópio. Camadas mais profundas poderão ser acessadas com um leitor de ondas eletromagnéticas. Para prevenir a exclusão acidental ou proposital de arquivos, a informação será protegida por uma camada extra: uma barreira de energia.

O disco pode ficar pronto mais cedo do que se imagina: os testes de leitura e envelhecimento em laboratório – para garantir que resistam mesmo ao tempo como pretendem os cientistas – são um sucesso! Ainda não se sabe como e quando essa novidade pode ser aproveitada nos produtos que usamos no dia a dia, mas eu mal posso esperar para ver essa tecnologia em uso! E, falando nisso, vou aproveitar para fazer meu backup semanal :- )

E você, o que acha desta novidade? O que você guardaria em um HD por milhões de anos para mostrar ao homem do futuro? Conta pra mim!