Digite mais rápido e muito melhor com essas dicas pra smartphone Android!

Gente, se tem uma coisa que todo mundo passa uma boa parte do dia fazendo é mandando mensagens de texto, seja no Facebook, WhatsApp, Messenger…

E se você acabou de trocar de smartphone ou tá saíndo do iOS pro Android, deve ter notado que algumas coisas que antes você escrevia e o celular não corrigia, agora são corrigidas. Isso porque o smartphone aprende com o tempo como você escreve, quais são as palavras “únicas” que você e seus amigos usam, como, por exemplo, os apelidos.

Mas se você não quiser esperar o teclado se acostumar com você ao longo das semanas, tem um jeito mais fácil de resolver isso. Nas configurações do seu Android, no menu “Pessoais”, vá na opção “Idiomas e entradas”, depois “Teclado do Google” e “Correção de texto”.

Nesta seção você pode:

– Bloquear ou desbloquear palavras ofensivas: com essa opção desativada, o corretor não vai tentar corrigir alguns termos.

– Sugestões: o teclado pode ou não sugerir palavras, sugestões personalizadas dependendo do que você digita em outros apps, nomes da agenda de contatos e até sugerir uma palavra seguinte dependendo do que você já digitou.

– Correção automática: você pode definir o quanto você quer que o teclado do Google interfira na sua digitação, desde nada até muito, o que pode ser uma boa na hora de falar com um chefe ou cliente, mas não tanto na hora de falar com um amigo.

– Dicionário em outras línguas: se você escreve em português, mas tá sempre sugerindo músicas em inglês ou espanhol, ou simplesmente gosta de usar outros idiomas, saiba que você pode adicionar à memória do Android esses dicionários. Assim, o Google não vai tentar corrigir uma palavra estrangeira pro português. É só ir em “Dicionários complementares”.

– Dicionário pessoal: sabe aquela palavra que você usa pra chamar o crush, mas o teclado teima em corrigir? Em “Dicionário Pessoal”, você pode editar, criar ou excluir palavras únicas que só você usa. Bacana, né?

Como eu disse ali em cima, o teclado vai se acostumando aos poucos, mas se você quiser que ele te entenda melhor desde o começo, é bom você passar um tempinho nas configurações e definir todas essas coisas.

Ah! Pra quem não quer digitar endereços grandes ou costuma usar certas frases com muita frequência é possível criar atalhos como “eac” pra “Estou a caminho!”, o que economiza um tempinho, não é mesmo?

O que achou dessas dicas? Tenho certeza que vão facilitar muito seu uso com o Android! 😉