Dicas preciosas de como liberar espaço no seu smartphone!

Por mais que os novos celulares venham com mais memória interna para armazenamento, vez ou outra você se depara com o aviso de que a memória do seu aparelho está cheia, não é? Isso porque às vezes você opta por um modelo um pouco mais simples e com pouca memória, ou então mesmo com um modelo mais avançado, acaba baixando vários aplicativos, vídeos, fotos, entre outras coisas.

Ou talvez simplesmente você não quer arriscar que isso aconteça e já quer prevenir? Isso é muito válido! A verdade é que existem algumas dicas bem legais para te ajudar a liberar mais espaço no seu smartphone, sabia? É, você pode se livrar daquela mensagem chata de memória cheia ou pode impedir que ela apareça de vez. Quer saber como?

1 – Faça uma limpeza de aplicativos

Às vezes a gente baixa um aplicativo, usa um pouco e depois simplesmente esquece ou enjoa, não é? O pior é que na maioria das vezes a gente acaba esquecendo tão completamente que esquece até de apagar ele do celular! Então minha primeira dica é para você dar uma olhadinha nos aplicativos que estão instalados no seu celular e ver quais você realmente usa. Os que não usa, pode mandar para a lixeira! Isso mesmo, pode desinstalar, assim você já vai liberar um bom espaço!

Ah, e uma dica bem legal é que existem aplicativos de fábrica, ou seja, que já vêm instalados em seu smartphone e que não tem como desinstalar completamente. Nesses, você pode simplesmente escolher a opção para desativar.

2 – Salve suas fotos na nuvem

As fotos e vídeos são possivelmente uma das coisas que mais pesam em seu celular depois de um tempo, mas não se preocupe, tem como manter suas lembranças e aliviar seu aparelho ao mesmo tempo. A dica é usar um serviço de nuvem como por exemplo o Google Fotos para o Android.

Usando esse serviço, toda foto que você tira, já é salva automaticamente nele. E depois nem precisa ficar apagando manualmente. Você pode ir no próprio aplicativo e escolher o símbolo da nuvenzinha na parte de cima. Ele vai perguntar se você quer liberar memória no seu smartphone, basta selecionar essa opção e pronto. Todas as fotos que já estão salvas na nuvem vão ser apagadas do seu smartphone! Bem legal não é?

3 – Dá uma olhadinha no Cache dos aplicativos

Existem alguns aplicativos que a gente está sempre usando, como o Facebook, Instagram, Chrome, entre outros, não é? Pois eles vão acumulando algumas informações temporárias que só fazem pesar mais a memória do seu smartphone. Vá em Configurações, depois em Aplicativos e selecione os que estão ocupando mais espaço. Depois clique em “Apagar Cache”. Se seu Android for mais novo, você precisa antes selecionar a opção “Armazenamento”, ok?


4 – Use um cartão de memória

Essa você certamente já deve ter escutado antes, mas ajuda bastante! Nem todos os aplicativos podem ser salvos em um cartão microSD, mas muitos arquivos sim, então ele te ajuda a manter a memória interna do aparelho mais livre! É, não abra mão de ter um cartão microSD no seu celular, ele vai te ajudar bastante nisso! E a depender de quantas coisas você tem, nem precisa ser um com tanta memória, tá?

E aí, qual dessas dicas você já segue para manter seu celular mais leve? Marca os amigos que vivem reclamando que o celular está com a memória cheia 😉