Dicas para o seu Mac rodar mais rápido

dicas-para-o-seu-mac-rodar-mais-rapido

Com seu design e tecnologia de ponta, a Apple se espalhou pelo mundo, né, gente? Seus produtos são considerados incríveis e a cada dia mais a empresa inova em smartphones, tablets e gadgets em geral. Melhor do que ter um MacBook, por exemplo, é dominar todo o potencial dele.

Você sabia, por exemplo, que existe uma ferramenta chamada Automator que facilita e simplifica a realização de alguns processos que você mais usa no dia a dia? Então se liga nos truques que vou ensinar para você usar este recurso “like a pro”! 😉

Mudando o tamanho de imagens através do Automator

Na tela inicial do Automator, clique em “Serviço” e você vai ter uma lista com todas as ações, aí é só clicar na opção “Ajustar imagem” no “Finder” e você vai ver duas abas para redefinir a função do serviço. Vá em “Copiar itens” e substitua a imagem existente com um novo tamanho. Você pode também salvar o arquivo em outra pasta.

Em “Ajustar imagens”, você vai poder escolher, clicando em “Redimensionar pixels” a largura da foto. Depois de escolher o tamanho, clique em “Arquivo” e salve.

A nova função já foi facilmente criada e vai ficar disponível sempre que você clicar com o botão direito nas imagens do Finder. Supersimples!

Suas músicas favoritas com um só clique

Esta é incrível! Você vai criar um aplicativo no Automator e arrastar a ação “obter itens especificados do iTunes” na lista de música para o fluxo de trabalho. Logo em seguida, clique no botão “Adicionar” e você vai ver as listas de reprodução desejadas.

Depois, arraste também a função “Reproduzir Lista do iTunes”, salve o aplicativo e coloque no Dock do sistema. Assim você fica com acesso fácil a todas suas músicas favoritas!

Outras dicas

Atualizando os programas

Uma dica supersimples e que funciona muito bem é atualizar sempre os programas do seu Mac. É muito importante fazer isso a partir de “Atualização do Software” por motivos de segurança, mas não se limite a renovar somente os programas fornecidos pela Apple, ok? É bom ficar ligado no updates de cada aplicativo que está instalado na sua máquina.

Você pode fazer isso através do AppFresh, que analisa o disco em busca de seus programas e vê quais precisam ser atualizados, baixando as correções para um melhor desempenho.  

Limpe sempre os programas e widgets

Programas que se instalam na barra de menus costumam consumir memória, ainda que você não esteja trabalhando neles. É sempre bom avaliar quais são realmente necessários e o que não for utilizado com frequência pode muito bem ser desinstalado.

No caso de widgets, o problema pode ser maior, já que esses aplicativos instalados e  ativos consumem muitos recursos do sistema mesmo quando não estão sendo visualizados. Se eles não tiverem nenhuma utilidade no seu Mac, é bom desintalar. Isso vai deixar mais espaço no computador e, consequentemente, mais rapidez.

Para remover programas e widgets, uma boa alternativa é utilizar a ferramenta gratuita AppCleaner, que apaga não apenas os pacotes dos aplicativos, mas também arquivos associados a eles, evitando preferências perdidas em seu disco rígido.

Agora que você já viu algumas dicas, faça o teste e me conta o que achou!