Confira dicas muito valiosas pra escolher a melhor TV 4K!

Oi, gente! Hoje eu quero te dar dicas de um assunto que eu adoro: Smart TVs. Todo mundo sabe que a televisão é uma paixão nacional e, por algum motivo, a cada quatro anos, muitos brasileiros gostam de trocar a sua TV pra terem melhor imagem e definição, né?

Com as novas TVs, que são grandes e inteligentes, algumas palavras novas precisam estar na ponta da língua pra quem quer uma televisão nova como 4K, HDR, sistema operacional, polegadas…Vem cá que eu te ajudo a entender melhor tudo isso!

Qual a melhor tela?

Como as TVs de plasma são mais difíceis de encontrar, eu vou focar aqui em 3 tipos: LED, OLED e Pontos Quânticos (essa última é exclusiva da Samsung).

A tela LED é a mais comum de ser encontrada e atualmente é a que tem os preços mais baixos. A resolução é balanceada tanto pra imagens muito claras quanto pra escuras, o que é ideal pra ser a TV da família e ainda tem um bom custo-benefício!

Já as telas OLED usam um material orgânico no LED que permitem trazer o preto profundo. Sony e LG, por exemplo, usam essa tecnologia nas suas TVs top de linha e pra quem gosta de jogar games que se passam no escuro ou ver séries como Walking Dead, essa TV é ideal, porque o preto é preto, cinza escuro é cinza escuro…enfim, bem fiel à imagem mesmo!

A imagem é realmente impressionante! Mas é preciso tomar cuidado com o burn-in, que é quando um logo de uma emissora ou uma imagem fica aparecendo na tela mesmo sem estar lá. Por ser um material orgânico, a vida útil pode ser menor!

Já a tela de Pontos Quânticos usa um material inorgânico e está disponível apenas na TV top de linha da Samsung, a QLED. A TV promete imagens mais brilhantes, com um volume de cor perfeito (ou seja, você consegue diferenciar o vermelho, do vinho, do escarlate), o que é bem impressionante! No entanto, tanto o OLED quanto os Pontos Quânticos jogam o preço da TV mais lá em cima.

A mágica tá no HDR

O HDR ou High Dynamic Range para os íntimos é a tecnologia que leva a tela 4K pra outro nível. Se você olha várias TVs juntas 4K aqui no MagaLu e percebe que apesar de todas usarem a mesma tecnologia, algumas são mais brilhantes que as outras, provavelmente é o HDR.

Essa tecnologia dá mais brilho, nitidez e deixa a imagem mais viva. Ou seja, pensou em 4K, pensou em 4K HDR!

Tela plana ou curva?

Aqui também é simples de resolver: todo mundo faz TV com tela plana, a Samsung faz com tela plana e curva.  A empresa diz que a tela curva dá uma experiência mais imersiva, então, se você sentar na frente de uma TV de 65 polegadas curva, é como se ela te levasse pra dentro da série, filme ou campo de futebol!

Mas ó: tela curva só fica bacana em TVs com mais de 50 polegadas. O mesmo vale pra resolução 4K, uma TV de 40 polegadas plana é o mínimo pra aproveitar ao máximo dessa tecnologia!

Controle remoto

Gente, vocês vão achar besteira, mas não é! Quantas vezes você, a sua mãe ou o seu tio ficaram horas tentando descobrir como acessar uma função da TV? E agora que as televisões são inteligentes, parece que elas ganharam ainda mais botões!

Se você quer praticidade, as TVs da LG e da Samsung têm controles remotos simplificados e que vão fazer todo mundo entender os comandos. Você precisa dar uma olhada!

Sistema operacional

Sabe a briga Android x iOS? Não existe algo tão parecido aqui, mas as Smart TVs podem ser Android TV, TizenOS da Samsung ou webOS da LG. Claro, você também pode usar um pouco do tvOS da Apple com uma Apple TV, mas vamos lá!

Assim como algumas pessoas reclamam que o smartphone trava porque o Android é muito carregado, infelizmente o mesmo pode acontecer com a TV. Se você tá acostumado com o Android, a Philips e a Sony trabalham com esse sistema operacional.

Tanto a LG quanto a Samsung oferecem atualmente uma solução mais fluida de navegação, com um sistema mais simples de entender e que trava menos, mas é claro, o gosto é de cada um!

Agora que você já sabe que a sua TV tem que ser um 4K HDR de mais de 40 polegadas com sistema operacional e controle simplificados, já pode fazer a sua busca aqui no Magalu, né?

Tem mais alguma dúvida sobre SmartTVs? Deixa o seu comentário pra mim aqui embaixo!