Dicas e truques para você usar o Google+

dicas-e-truques-para-voce-usar-o-google+

Fiquei aqui com uma dúvida: você tem usado o Google+? Digo isso porque ele sempre foi a grande aposta da empresa no mundo das redes sociais, mas, embora conte com recursos muito legais, sofre com a concorrência do Facebook, né? Bom, antes de responder a pergunta, olha só o que preparei: um monte de dicas para você conhecer melhor o G+! Vem com a Lu que eu te conto!

A primeira dica é lembrar que, uma vez que você tenha um Gmail, também tem um perfil no Google+. Na prática, o seu perfil é a representação pessoal de suas contas por lá. Então, para ver como anda seu perfil, basta acessar plus.google.com e fazer o login com a sua conta.

E já que você começou por dar uma olhada no perfil, aqui vão algumas dicas. Sabia que tudo começa na foto do seu avatar? Muitos especialistas indicam que você fuja de fotos centralizadas e invista em enquadramentos mais assimétricos, pois dão movimento e dinamismo. Ah, mas vale o toque: se você busca um nova posição profissional, cuidado com a escolha da foto, viu? Nada de gracinhas desnecessárias!

Quer uma ajudinha na escolha foto da capa, também? Existem alguns arquivos de fotos gratuitas na internet com várias opções. Elas ajudam a dar aquele toque profissional, ou pelo menos, bem acabado. Outra boa dica é o DBFreebies, que reúne diversas imagens de sites de design famosos.

Bom, depois do perfil, a grande área desta rede social é a página inicial, que funciona com o mesmo conceito do “newsfeed” do Face. Mas o visual é baseado em pequenos cards, bem bonitos e simples de se ler. Nesta página inicial, você vai acompanhar as atualizações das pessoas que estão em seus círculos. Opa, como assim?

Hora da tecla SAP: os círculos

Na aba “Pessoas” você pode gerenciar seus círculos de amizades. O conceito é o mesmo do mundo real e até por isso tem esse nome: você agrupa as pessoas de acordo com o nível de interesse que tem em comum com cada uma. Existem os círculos básicos, como amigos, família, conhecidos e aqueles que você apenas segue, ou seja, que de repente não tem grande intimidade etc.

Mas você pode criar quantos quiser, clicando no ícone “+” logo à esquerda da home de Pessoas. E para adicionar, é só procurar a pessoa no campo de busca do lado direito e  vincular ao círculos que você quiser.

Aliás, o conceito de círculo é bem versátil. Você pode até criar ou seguir um que seja público para ficar por dentro do que aquele grupo de pessoas fala. Um exemplo clássico é o círculo dos Googlers, profissionais da empresa, tidos como os mais criativos e antenados do mundo. Se você gosta de tecnologia e internet, é uma ótima pedida! 😉

Dica de ouro da Lu: você pode administrar as preferências individuais de cada círculo, dizendo se eles aparecem em sua página principal ou se enviam alertas por e-mail para sua conta cadastrada. Basta clicar no ícone de sino ou na engrenagem, como mostrado na figura abaixo:

dicas-e-truques-para-voce-usar-o-google+-1

Fotos, comunidades e páginas

Como boa rede social que é, o Google+ oferece ainda excelentes recursos para você compartilhar álbuns de fotografia, como edição de imagens (inspirada no Picasa, claro), tagueamento de fotos para você marcar os amigos em festas e demais eventos sociais e uma excelente sincronia com aparelhos Android. Em alguns modelos você já sobe a foto direto para a rede social. Uau! Alguém falou Nexus?

Comunidades das mais variadas (embora ainda não tão ativas, como disse aqui no post sobre a rede social vk.com) e páginas para marcas e personalidades também estão na lista de funcionalidades. Tudo com o design e a rapidez do Google.

Ufa! Calma que tem mais, aliás, dois bons destaques

Em “Eventos” você pode acompanhar aqueles para os quais você foi convidado ou criar o seu próprio. O convite vira uma página especial, com direito a foto temática e tudo. Eu acho incrível essa função! Ainda mais porque ela funciona em sincronia com o recurso que, para mim, é o melhor de toda a rede: os Hangouts.

dicas-e-truques-para-voce-usar-o-google+-2

Imagine um serviço de mensagens instantâneas muito mais versátil que os demais e com a capacidade de reunir pessoas em grupo para videoconferências que podem ser transmitidas AO VIVO para o seu canal no YouTube. Pois é, o Hangout é tudo isso e muito mais.

Ele funciona como um sistema de mensagens de troca de texto em celulares, como um acessório em seu Gmail e, uma vez no Google +, pode virar um canal de TV ao vivo para você apresentar um programa ou apenas reunir os amigos e a família para jogar conversa fora!

E aí, já foi para o Google+?

Bom, eu estou esperando por você lá na minha página para batemos um papo. Você topa? Aproveita para me contar quais as funcionalidades que você mais curtiu!