Dicas de apps e sites para fazer o seu amigo secreto!

Festas de final de ano te fazem lembrar do que? Amigo secreto, claro! Ou amigo oculto, como muitas pessoas conhecem. A brincadeira de sortear um nome de um amigo ou familiar para entregar um presente especial já faz parte da nossa tradição de fim de ano, natal e confraternizações, não é? Mas uma das etapas para essa brincadeira é a parte do sorteio, que tem que acontecer alguns dias antes para que as pessoas possam ter tempo de comprar os presentes.

Aí que vem o problema. As vezes você não consegue reunir todo mundo antes da grande festa, muitos deles moram longe e só chegam perto da data especial. Ah, mas tem jeito sim, viu? A solução são os sorteios digitais, que podem ser feitos tanto por celular quanto por computador, e dá super certo. Quer conhecer algumas opções?

1 – Papelzinho

O aplicativo chamado Papelzinho é uma das opções mais populares esse ano! Ele é ótimo e você pode fazer o sorteio do amigo secreto só com o e-mail dos participantes. Simples assim! É, você pede o e-mail de todo mundo e então cria a sua lista. Ele mesmo sorteia e envia para o email de cada um. Ah, um detalhe legal do papelzinho é que ele te dá a oportunidade de até colocar opções de presentes para você. Assim, você dá uma ajudinha para quem te tirou!

Mas se você preferir a surpresa, não é obrigatório colocar sugestão de presente tá? Gostou? Dá para fazer download dele tanto para o Android quanto para o iOS 😉

Para fazer o sorteio nele é bem simples. Primeiro você vai instalar o aplicativo e em seguida vai no botão de + que fica no canto da tela. Assim você pode criar um novo grupo, já que dá para fazer vários. É só colocar o nome do grupo e uma descrição. Aperte OK.

Agora você vai clicar no + de novamente, dessa vez dentro do grupo. Cada vez que você clicar no +, vai adicionar uma pessoa nova. Tem que colocar o nome e o e-mail de cada uma, tá? Ah, e tem que ter no mínimo 3 pessoas para fazer o sorteio.

Colocou todo mundo? Pronto, é hora de sortear! É só ir naquele símbolo de 3 pontinhos ali no canto superior direito da tela e clicar em “Sortear”. Pronto, todo mundo agora vai receber o e-mail para saber quem tirou e pode colocar e ver as sugestões de presentes. Bem legal, não é?


2 – Amigo Secreto Natal e Ano Novo

Outra forma bem legal para fazer o sorteio é através do aplicativo Amigo Secreto Natal e Ano Novo. O interessante desse aqui é que ele faz o sorteio através do WhatsApp, do Hangouts, Instagram, e outras mídias sociais ou bate papo! Legal, não é? Não precisa ficar pedindo o e-mail de todo mundo! O único porém é que você terá que enviar manualmente para cada um, e terá que enviar para você mesmo também, tá?

Prefere a simplicidade? É só fazer o download para Android aqui.  Ah, esse aplicativo não tem uma versão para o iOS, tá?

Para fazer o sorteio, primeiro é preciso instalar o aplicativo. Em seguida clique em Novo Participante. Coloque o nome de um dos participantes. Para adicionar todos, sempre vá escolhendo essa opção de adicionar participantes, tá?

Ah, e não esquece de adicionar seu nome também. Quando já estiver pronto, clique em sortear. Ele vai te mostrar uma mensagem de que se mais participantes forem adicionados, terá que fazer o sorteio de novo. Clique em “Sim”.

Agora ao lado do nome de cada um vai aparecer um símbolo de uma imagem. É como se fosse o papelzinho do sorteio de cada um! Clica nesse símbolo e escolha uma das opções para enviar para a pessoa. Você tem que fazer isso com todos, inclusive com você mesmo, não esquece! Uma dica é a opção “copiar para a área de transferência”, assim você pode pegar o link de quem tirou e já colar no navegador e acessar! Só não esquece de apagar a frase que vem antes do link 😉

3 – Sorteio Amigo Secreto

Mas se você prefere fazer essas coisas pelo PC, tem a opção do site “Sorteio Amigo Secreto”, sabia? É, dá para fazer o sorteio através do navegador sem nem mexer no celular, e também é através de e-mail.

Para ter acesso a ele, é só clicar no link para o site. Fácil assim! 😉

Quando abrir a página, clique em “Criar novo Sorteio”. Aqui você pode criar uma conta ou simplesmente entrar com a conta do Facebook, que é uma opção mais rápida.

Ao fazer isso, clique em “+Novo Sorteio”.

Primeiro você deverá colocar o nome do sorteio, como por exemplo: Amigo secreto da família Silva.

Agora, você vai adicionando os participantes, é só colocar o nome e o e-mail de cada um, tá? Quando acabar é só clicar em “Feito”.


Se você quer evitar que alguém tire alguém, você pode adicionar um grupo extra e colocar o nome dessa duas pessoas, tá?

Por fim é só sortear. Pronto, agora o site vai enviar para o e-mail de cada um quem tirou quem!


E aí, de quantos amigos secretos você vai participar esse ano? Já usou um desses aplicativos? Marca aí os amigos que estão organizando a brincadeira 😉