Dia Mundial da Fotografia

Gente, hoje começo o dia dando um parabéns mais do que especial aos fotógrafos do mundo todo. E com isso estou falando não só dos profissionais, mas dos amadores, aqueles que só fotografam com o smartphone e até de quem comprou sua primeira câmera hoje! Sabe por quê? Hoje é o Dia Mundial da Fotografia!

A data faz uma justa homenagem à Louis Daguerre que, em 1837 inventou o daguerreótipo, um antigo processo fotográfico de fixação de imagens. De lá para cá, muita luz já passou pelas lentes, não é mesmo?

A fotografia, também chamada de “a arte de pintar com a luz”, já envolveu até mesmo D.Pedro II, imperador do Brasil e conhecido fotógrafo amador, que foi um dos primeiros a registrar imagens do país. Ela também esteve presente em grandes momentos, guerras, inúmeros casamentos e descobertas científicas.

Passou pela revolução digital dando uma folguinha aos filmes, mas criando uma legião de fotógrafos que, com câmeras digitais (e depois celulares) nas mãos, fizeram história, ajudando a mudar até mesmo governos em alguns países. Isso sem falar na praticidade de imprimir as próprias fotos em casa, né?

E como deixar de falar de fotos históricas que mudaram ou impressionaram o mundo? Só para citar algumas, temos a terra tirada do espaço, por uma das missões Apolo…

terra-lua-apolo

… Einstein e sua famosa língua…

einstein

… e até os Beatles. Aliás, esta foto é reproduzida todos os anos na Abbey Road, rua onde foi tirada, só para você ter uma noção de como um registro fotográfico pode também mudar a cultura de um lugar!

Beatles

Imagens contagiantes, né? E você, lembra de outra foto histórica?