Dia Mundial da Água: comemore preservando este bem precioso!

DiaMundialdaAgua

Você sabia que hoje é o Dia Mundial da Água? Que ela é importante para a nossa vida, todo mundo já sabe, né? Afinal, ela garante a sobrevivência dos seres vivos e é uma fonte de energia necessária para todos! Mas você sabe mais sobre esse líquido precioso? Vem com a Lu que eu te conto!

Lembra que, na aula de Ciências da escola, aprendemos que a água é composta de dois átomos: o hidrogênio (H) e o oxigênio (O)? É uma das substâncias mais abundantes do nosso planeta. Encontramos a fórmula em três estados: sólido, líquido e gasoso. Mas somente 3% da água é doce, ou seja, própria para o uso. Essa porcentagem é encontrada facilmente nas geleiras e nos rios.

E aqui vai um dado poderoso. Você sabia que o Brasil possui 53% de água doce da América do Sul? Isso mesmo! O Rio Amazonas é o maior afluente do planeta e domina essa porcentagem. Legal, né? Entretanto, a distribuição de água em nosso país é irregular, ou seja, muitas regiões não a recebem.

É o caso do Nordeste, que detém apenas 1% desses mananciais. Já a região Centro-Sul possui 27% e a Região Amazônica, 72%. Essa divisão é um agravante e, por isso, devemos ficar atentos ao desperdício.

Para que não haja a escassez, são necessárias diversas medidas fáceis de serem cumpridas por cada um de nós.

O combate ao desperdício começa dentro das casas, com mudanças de hábitos. Por isso, deve-se reaproveitar papéis (pois para produzir novos papéis gasta-se litros e mais litros de água); fechar a torneira na hora de escovar os dentes; reduzir o consumo doméstico de água, utilizando baldes ao invés da mangueira; não contaminar os cursos d’água; aproveitar sempre a água da chuva; tomar banho com o chuveiro desligado ao se ensaboar; entre outras medidas.

Um dia especial só para ela

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Na mesma data, foi criado um importante documento: a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Anualmente, são discutidos diversos temas sobre esse bem natural. O objetivo é criar uma reflexão a respeito, conscientizando ecologicamente a população. É sempre bom pensar no futuro próximo. E sem água potável, não podemos ficar, né?

Por isso, faça sua parte. Divulgue ideias ecológicas também para seus amigos e familiares. Respeite  a natureza!

Saúde para você e sua família

A qualidade da água que você bebe é importante. O tratamento é imprescindível para manter longe bactérias causadoras de doenças, que podem comprometer o bem-estar de sua família. Para isso, existe o Purificador de água Consul Facilite CPB35AB. Além de manter a água natural e geladinha, possui eficiência bacteriológica, garantindo pureza. Por hora, gera de 40 a 60 litros de água potável.

Na hora de lavar louça, nada melhor que economizar, deixando as peças limpas e brilhantes. Com a Lava-Louças Brastemp Ative! BLF12A, você gasta menos tempo e água. Ela possui o exclusivo sistema Smart Sensor, que programa tudo sozinho, enquanto você realiza outras tarefas. A função identifica o nível de sujeira e automaticamente prepara o ciclo. E mais: ela limpa a louça de até 12 pessoas. Não é uma maravilha?

E você: já economizou água hoje? Conte como!