Dia dos Avós: saiba um pouco sobre o que a internet tem de melhor para a melhor idade!

Hoje é um dia muito especial! Dia de todos os netos do Brasil darem um abraço e um beijo em seus avôs e avós! E para quem mora longe, sempre tem opções de ligar ou…quem sabe uma videoconferência pelo smartphone ou computador? Sim, aquele papo de que os idosos não ligam para a tecnologia já está ficando no passado. Sabia que hoje em dias eles estão mais interessados em aprender tudo o que é novo?

E isso é muito bom! O uso da internet pode ajudar o pessoal da melhor idade a se manter distraído, em contato com seus entes queridos sempre e tem até joguinhos que ajudam com a memória e o bem estar! Então hoje, para comemorar esse dia, eu vou mostrar aqui como a internet pode ser sim voltada para a terceira idade, e que eles também podem aprender a curtir muito com ela!

Neto de Aluguel


Uma iniciativa muito legal que acontece em Belo Horizonte para quem quer aprender a mexer com smartphone, computador e outros de aparelhos tecnológicos é o Neto de Aluguel. Com esse programa os clientes podem solicitar a ajuda de alguém por uma hora para aprender a mexer nesses aparelhos, ao menos o básico, no dia que preferir! Legal, não é? Mas se você já sabe como mexer em tudo mas quer algo mais avançado, não se preocupe que tem também!

O atendimento é particular e a domicílio e custa R$49. Geralmente, o que os clientes mais pedem são plantões de dúvidas, curso de smartphone para iniciantes, aulas sobre notebooks e computadores e até para aprender a usar o internet banking, um serviço que facilita muito nosso dia a dia, não é mesmo?

Se quiser dar uma olhadinha, clica aqui e passa lá no site deles!

Sites dedicados


E para o pessoal da terceira idade que já sabe se virar muito bem com a internet, ainda existem alguns sites dedicados com assuntos que interessam a eles, como é o caso do A Terceira Idade. Lá tem muitos assuntos, desde arte, cultura, relacionamentos, até dicas de saúde!


Outro site muito legal é o Terceira Idade Conectada. Aqui também tem uma diversidade de assuntos, tanto notícias importantes sobre saúde, beleza, bem estar, quanto entrevistas, contos e até experiências pessoais dos colunistas, que também são idosos. Ah, o site ainda oferece dicas de serviços e produtos que são voltados principalmente para a melhor idade, viu?

Aplicativos que ajudam


Para quem já estão craque no smartphone, ainda existem vários aplicativos que podem ser bem úteis! Por exemplo, o Cartilha para Idosos, que vai mostrar todos os direitos que são dados por lei como aposentadoria, por exemplo. Lá dá para você calcular sua aposentadoria, saber sobre seus direitos em relação a saúde, finanças e até outros benefícios. Quer dar uma olhadinha? É só clicar aqui para fazer o download para Android.

E para quem tem problema de visão e não tem paciência para ficar lendo as letras pequenas dos smartphones, existem até aplicativos que aumentam o número da fonte, sabia? Como o Big Font, por exemplo. Assim fica mais fácil de usar o smartphone e enxergar tudo sem todo aquele esforço. Quer ver como funciona? Clica aqui para instalar no seu Android.


Ah, e claro, joguinhos sempre são bem vindos! Eles ajudam a estimular a mente, a distrair um pouco e a maioria trazem benefícios para a memória. O iTunes tem um jogo dedicado para os idosos, chamado de Jogos para Idosos. Ele é pago, com um valor de R$6,90, mas oferece vários joguinhos para deixar a mente mais afiada. Se você se interessou, clica aqui para passar lá no iTunes e fazer o download!


Já para o Android tem uma opção gratuita que não é exatamente voltado para idosos, mas que serve bem ao seu propósito, o Treino de Memória. Ele é gratuito e para fazer o download é só clicar aqui!

Viu só? A internet é para todos e a inclusão digital é muito importante! Você é ou conhece um idoso que já está conectado? Me conta nos comentários! 😉