Dia da Mentira Cancelado! Entenda por que hoje não podemos contar mentiras!

Oi, gente! Todo mundo conhece o dia 1 de abril como o “Dia da Mentira”, né? É comum pregar peças e contar mentirinhas pra se divertir nesse dia, mas esse ano as coisas serão diferentes. Acontece que hoje o mundo todo vive uma situação complicada devido ao Coronavírus, então não é a melhor ocasião pra espalhar mentiras, mesmo que sejam de brincadeira, né?

Também é importante cancelar o dia da mentira esse ano pra evitar que pessoas saiam de casa para fazer pegadinhas com os amigos e familiares porque é preciso se isolar pra evitar que o vírus se espalhe. Por isso a Polícia de Segurança Pública cancelou o dia da mentira e muitos sites estão seguindo também essa atitude, até mesmo o Google.

O perigo da mentira nessa época

Hoje em dia muitas pessoas estão sempre buscando mais informações sobre o Covid-19 pra se protegerem e proteger quem está por perto. E isso é muito importante! Então um dia da mentira pode ser perigoso porque vai ajudar a disseminar notícias falsas, e vai ficar ainda mais difícil saber no que acreditar.

Pra ajudar a população, o Ministério da Saúde mostra no seu site as notícias e diz se elas são mesmo verdadeiras ou se são falsas, então se você tem alguma dúvida pode entrar clicando aqui e conferir!

Vou mostrar alguns exemplo, tá?

Governo do Brasil anuncia vacina do coronavírus

Essa é uma notícia FALSA! Ainda não existe uma vacina pronta pro Coronavírus, tá? Muita gente tá pesquisando e eles querem encontrar uma forma de prevenção, mas até o momento não existe nenhuma vacina, medicamento, substância, vitamina e nem alimento específico que seja usado pra proteger contra o Coronavírus.

Colocar luvas para manusear dinheiro e evitar coronavírus

Essa mensagem tá sendo espalhada pelo WhatsApp como uma brincadeira, mas no fundo ela tem uma verdade muito importante. É realmente muito aconselhável evitar manusear dinheiro porque o vírus se propaga também pelo contato com objetos infectados e como dinheiro é algo que tá sempre sendo passado de mão em mão, não dá pra você saber quem pegou nele antes de você, né?

Eu dei uma dica de como usar o pagamento por aproximação pelo celular pra ajudar nesses casos, clica aqui e fica por dentro!

Áudio do ministro da Saúde sobre o pico de infecção do coronavírus

Outra notícia falsa que tá circulando pelas redes sociais é um áudio que supostamente seria do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Porém, ele mesmo esclareceu o fato pra imprensa e deixou claro que qualquer informação que ele tenha pra passar pra população vai ser feita pelos canais oficiais do Ministério da Saúde.

Aplicativo Coronavírus-SUS, do Governo do Brasil, é inseguro

Outra mensagem falsa. Nela tá dizendo que o aplicativo do Ministério da Saúde quebra sua privacidade e segurança dos seus dados e não é verdade. Ele foi desenvolvido com todos os padrões de segurança para manter a confidencialidade das informações de quem usa, tá? Então essas permissões são apenas pra poder oferecer todos os recursos e não rouba dados de ninguém.

Beber muita água e fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre previne coronavírus

Tem muita gente repassando fórmulas de todo tipo que podem ser usadas contra o coronavírus, mas nenhuma delas é verdadeira. Todas são mentira! Como eu disse, ainda não existe nenhuma substância comprovada que ajude a prevenir o contágio com o vírus!

Áudio do professor titular de cirurgia torácica da USP/HC/Incor

Esse áudio realmente é verdadeiro. O Ministério da Saúde em parceria com vários estados e cidades conseguiram se antecipar no combate ao coronavírus e por isso aumentaram os horários de funcionamento de postos de saúde. Muitos também já estão contratando médicos e distribuindo testes de diagnósticos pro Brasil todo.

Coronavírus morre a 26º C

Essa também é uma mensagem que tem muitas informações erradas e que podem ser perigosas caso alguém acredite. A temperatura do corpo humano é de uma média de 36 graus, então não adianta nada beber água a 26 ou 27 graus, porque ele sobrevive na temperatura do corpo, então sobrevive a essa também.

O período de incubação pode chegar a até 14 dias, e a transmissão acontece através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo e com objetos ou superfícies contaminadas.

Esses são os cuidados básicos que o Ministério da Saúde recomenda:

– Lave as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.

– Cubra seu nariz e boca com lenço ou COM O BRAÇO (e não com as mãos!) quando tossir ou espirrar.

– Evite contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.

– Quando estiver doente, fique em casa.

– Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).

– Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

E aí, concorda que esse ano é melhor nao ter o dia da mentira? Me fala sua opinião!  😉