Detector de mentiras? Saiba como funciona o novo microfone da NatGeo!

Muitas pessoas já ficam nervosas com a ideia de dar uma entrevista, não é? Mas já imaginou se você tivesse que dar uma entrevista com um microfone que pode dizer se você está mentindo ou não? É o que o novo microfone desenvolvido pela National Geographic em parceria com a MediaMonks faz!

Como isso funciona?

Na verdade ele funciona como um polígrafo, aquela máquina que é usada geralmente por órgãos de investigações para saber se a pessoa está mentindo ou não, sabe? Mas você sabe como eles funcionam? É muito simples, eles são capazes de medir a frequência de batimentos cardíacos da pessoa, assim como o timbre da voz, e então identificar quando isso muda. E quando muda, quer dizer que a pessoa está estressada, ou nervosa, ou insegura no que está dizendo.

Então como dá para ver, ele não diz que você está mentindo ou não diretamente, mas mostra quando você está nervoso ou inseguro e isso geralmente acontece quando alguém fala algo que não sabe, não tem certeza ou é uma mentira, entende?


Um dos responsáveis pela criação do microfone da National Geographic, Alex Mendes, até falou que ele não serve só para mostrar o que é mentira e o que é verdade, mas também para saber quando algumas perguntas são mais sensíveis e tocam mais os entrevistados.

E ele só funciona segurando! É, basta o entrevistado segurar o microfone que ele já faz uma espécie de leitura de como ele está antes de começar a responder as perguntas. É com base nessa leitura que o microfone vai identificar se houver uma mudança ou alteração. Ah, isso tudo é mostrado no próprio microfone! Ele tem três luzes que se acendem a cada resposta. A verde indica que tá tudo bem, não houve alteração, o entrevistado está tranquilo, a amarela diz que ele está mostrando alguma dúvida sobre o que tá dizendo, e a vermelha diz que ele está desconfortável ou estressado com a pergunta.

E sabe o que é mais legal? Eles vão usar o microfone para entrevistar pessoas importantes da mídia e políticos também aqui no Brasil! É, faz parte da campanha Explorer Investigation da National Geographic que vai começar no dia 7 de setembro no Youtube e no dia 10 de setembro na TV. Parece interessante, não é?

E aí, o que achou da ideia de assistir uma entrevista com políticos em um “microfone da verdade”? Me conta aí nos comentários 😉