Descubra como você pode recuperar fotos e vídeos apagados do WhatsApp!

Oi gente! É sempre bom ir limpando a memória do celular pra não ficar muito cheia, né? Uma das formas mais fáceis de fazer isso é se livrando de fotos e vídeos compartilhados pelo WhatsApp. Mas acontece que algumas vezes no processo de limpeza você pode acabar apagando uma foto ou um vídeo que era importante ou que você queria manter como recordação.

Se isso acontecer, não precisa de pânico. Existem algumas formas de tentar recuperar esses arquivos compartilhados no WhatsApp e eu vou te mostrar algumas!

Backup de mídia

Uma das formas mais certas pra recuperar arquivos apagados do seu aparelho do WhatsApp é através do backup de mídia. É uma opção que o WhatsApp te dá de ir salvando tudo do aplicativo na nuvem e dessa forma mesmo que você perca seu celular, restaure ou perca o número, poderá recuperar depois. 

Pra essa dica aqui dar certo você já tem que ter escolhido a opção pro WhatsApp fazer backup ou faça isso com frequencia, tá? Então se isso nunca aconteceu com você, é uma boa dica pra caso aconteça. Dá pra fazer manualmente ou colocar pra fazer diariamente, ou semanalmente. Olha só como é fácil:

Então se você perdeu alguma foto ou vídeo, basta ir no local onde você está fazendo o backup como o Google Drive e procurar por ela lá. 

Outra opção é reinstalar o aplicativo, mas pra isso você não pode ter feito nenhum backup depois de ter perdido os documentos, tá? Isso porque eles sempre salvam tudo no seu aplicativo da última vez que você fez o backup.

Então é só desinstalar o aplicativo do seu celular e depois instalar de novo. Quando você fizer isso ele vai perguntar se você quer restaurar as mensagens e os arquivos de mídia que foram armazenados no último backup. Escolha “continuar” e em seguida “restaurar” e pronto, você vai recuperar tudo que tinha no último backup.

A pasta do WhatsApp

Se você só apagou a foto do seu aplicativo, no Android tem uma forma bem fácil de conseguir recuperar. Acontece que esse sistema operacional sempre salva uma pasta de todos os aplicativos instalados nele, e o WhatsApp não é uma exceção. Que bom, né?

Então basta você procurar a pasta do WhatsApp dentro dos arquivos do seu celular Android e pronto, as fotos e vídeos estarão lá salvos. Em geral o processo é bem parecido em todos os celulares.

Você vai em “Meus arquivos”, depois em “Armazenamento interno”, e aí você procura a pasta com o nome do WhatsApp. Em seguida vá na parte de “Mídia” dessa pasta e é só procurar. Se encontrar, você pode mover essa foto pra sua galeria de volta.

Pedindo ajuda aos amigos

Uma das soluções talvez mais fáceis pra esse problema é pedir o arquivo pro amigo que te enviou ou com quem você compartilhou aquela foto ou vídeo. Se ele não apagou a conversa ou fez o mesmo que você pra salvar espaço no celular, ele com certeza vai ter e vai poder te passar de volta. Bem simples, né?

E aí, isso já aconteceu com você? O que você fez? Tem mais dicas? Me conta aí 😉