Descubra 10 funções escondidas no seu Android!

Oi, gente! Eu já mostrei a vocês alguns truques bem legais que existem no iOS e que muita gente não sabe, né? Pois hoje eu venho mostrar que o Android também tem algumas funções bem interessantes e que a maioria das pessoas que usam o celular não conhece!

Que tal descobrir todas essas funções? Vem que eu mostro tudinho!

Modo convidado

Uma função bem legal que existe no Android é a possibilidade de você colocar o seu celular no Modo Convidado. Esse modo é ótimo pra quando você precisar emprestar o celular pra alguém ou quiser ter acesso a alguns serviços do celular do amigo sem precisar ficar desconectando os serviços dele.

Isso porque no modo convidado ele vai mostrar o celular com todos os aplicativos instalados, mas sem estar logado em nada, seja Facebook, WhatsApp, Gmail, e todos os outros. Pra isso é só ir em Configurações, depois em Usuários e então escolher a opção Convidado.

Em alguns modelos, como da Motorola, é preciso ir em Configurações, Sistema, Avançado e então selecionar Vários Usuários para achar a opção. 

Desbloqueio inteligente

O bloqueio da tela do celular é um recurso muito útil pra segurança do dispositivo, né? Se ele for roubado, o ladrão não terá acesso ao seu aparelho! Mas as vezes é chato ficar toda hora desbloqueando a tela, então o Android conta com a opção Smart Lock, que em tradução quer dizer Bloqueio Inteligente.

Com ele, você pode escolher que seu smartphone fique sempre desbloqueado em um local seguro como por exemplo na sua casa! É só adicionar a localização como local confiável que sempre que ele estiver ali, vai ficar desbloqueado o tempo todo. Muito legal, né?

Pra configurar é só ir em Configurações, em seguida em Segurança e escolher a opção Smart Lock. Depois, você clica em Lugares Confiáveis e adiciona a localização.

Veja dois aplicativos ao mesmo tempo

Que tal dividir a tela do seu Android em duas? Pois é, você pode ver dois aplicativos ao mesmo tempo na tela! Dá pra ver o whatsapp enquanto navega na internet, por exemplo. 

Pra isso basta você ir no botão de visão geral, que é aquele que mostra todos os aplicativos abertos, sabe? Então é só escolher um, pressionar no símbolo dele em cima na aba. Ele vai abrir as opções, clique em “Tela Dividida”. 

Ele vai aparecer lá em cima. Em seguida é só escolher outro aplicativo que já está aberto e clicar nele uma vez, ele já vai aparecer na metade de baixo da tela. 

Sabendo tudo o que foi feito no celular

O Android tem um Widget muito interessante que poucas pessoas conhecem. Com ele, você pode ter acesso a todas as ações que foram feitas em seu celular e até mesmo a um registro de notificações, caso você tenha apagado uma sem querer e queira ver o que era.

Pra usar basta ir na tela inicial do celular e deixar o dedo pressionando em um espaço que não tenha nenhum aplicativo. Em seguida selecione Widget e escolha o Configurar. Ele vai te mostrar uma lista de opções, você escolhe a Registro de Notificações. Pronto, ele vai ser adicionado na sua tela inicial.

Colocando uma mensagem na tela de bloqueio

Essa dica pode ajudar a salvar seu celular! Com ela, você pode adicionar uma mensagem na tela de bloqueio do seu celular, como por exemplo um número de contato caso alguém o encontre. Se você acabar perdendo seu celular em algum lugar e uma pessoa encontrar, ela não vai ter acesso a ele por causa do bloqueio de tela, mas pode ver essa mensagem e ligar pro número pra entrar em contato. Bem legal, né?

É só ir em Configuração, depois em Segurança e clicar em Mensagem de Bloqueio. Então é só adicionar a mensagem e salvar. Em alguns modelos na aba de Segurança você pode precisar apertar em “Preferências da tela de bloqueio” para encontrar a função, tá?

Bloqueando notificações de um aplicativo só

Outra função que pode salvar momentos de estresse é a de poder escolher bloquear as notificações de um aplicativo em específico. É só ir em Configurações, em seguida escolher a opção de Apps e Notificações..

Ele vai te mostrar uma lista com todos os seus aplicativos, é só escolher o que você quer, clicar nele, ir em Notificações e desmarcar a opção Mostrar notificações. 

Dando zoom em qualquer lugar

O zoom é uma ferramenta muito útil pra ajudar a ler melhor letras pequenas ou enxergar detalhes. No Android é possível dar zoom em algumas páginas na internet, por exemplo, mas não é em todo aplicativo ou serviço que você tem essa opção.

Mas existe um recurso que habilita o zoom em qualquer objeto na tela do seu celular. Basta ir em Configurações, depois em Acessibilidade e escolher a opção Ampliação.

Lendo texto em voz alta

E já que estamos na parte de acessibilidade, tem outra função bem legal que você pode usar que é a de converter texto em voz. Com esse recurso, ele lê o que tá na tela do seu celular! Muito legal né? Ótimo pra você ouvir um e-mail ou um texto ou até mesmo aquela mensagem enorme que alguém te mandou no WhatsApp sem precisar forçar muito as vistas ou se estiver com as mãos ocupadas como lavando louça ou tomando banho.

É só ir em Configurações, Acessibilidade e escolher a opção Selecionar para Ouvir. Depois de ativar essa função é só pressionar em cima de um texto no celular e manter pressionado que ele vai ler em voz alta.

Colocando um toque exclusivo para um contato

Que tal colocar um toque personalizado para amigos e familiares e assim sempre saber que são eles que estão te ligando sem precisar olhar pro celular? Pois é, essa função já existe há um tempo, mas várias pessoas ainda não conhecem. Dá pra colocar um toque especial para um ou mais contatos, diferente do toque padrão do seu smartphone, sabia?

É só ir em Contatos, clicar no contato que você quer colocar o toque e em seguida ir naquelas três pontinhos no canto superior direito da tela. Aí é só escolher “Definir Toque”

Jogos ou animação escondida no Android

E pra finalizar, vamos descobrir uma animação que está escondida no seu celular? Isso mesmo, cada versão do Android tem uma animação escondida, e que pode até ser um joguinho a depender da versão!

É só ir em Configurações e descer até a opção Sobre o telefone. Clique nela e quando aparecer a opção Número da versão dê três toques rápidos em cima dela. Isso vai te tornar desenvolvedor.

Em seguida toque várias vezes onde tem a Versão do Android pra abrir. No caso do Android 9 é uma animação com o símbolo da versão, mas em outras versões pode ser um joguinho. Qual é a sua?

E aí, conhecia algumas dessas dicas? Tem mais alguma pra compartilhar? Então me conta aí que eu quero saber! 😉