Dá só uma olhada nessas dicas da Organização Mundial de Saúde e saiba como se alimentar corretamente estando em casa!

Oi, gente! Muitos países já estão tomando medidas pra evitar que o Coronavírus se espalhe e a mais importante dessas medidas é o isolamento social. Com isso, a rotina de muitas pessoas acaba mudando em muitos aspectos, inclusive a alimentação. Mas mesmo durante esse período ainda é possível manter uma alimentação balanceada e saudável, o que é muito importante na luta contra qualquer tipo de doença!

Por isso, eu acho importante trazer aqui algumas dicas bem legais da Organização Mundial da Saúde que vão te ajudar a manter sua nutrição e refeições da melhor forma durante o isolamento social. Dá uma olhada!

Tenha uma lista e compre apenas o que você precisa

Casos de estocagem de alimentos já começaram a surgir em muitos lugares do mundo e isso não é benéfico. compre apenas o que é necessário, assim você vai ajudar com que todo mundo tenha a chance de obter aqueles alimentos e até mesmo evitar que eles se estraguem na sua casa.

Tenha prioridades na hora de usar os ingredientes

Uma boa forma, tanto pra ajudar a comer de forma mais saudável, quanto pra evitar o desperdício de comida é dar prioridade aos alimentos frescos. Comprou frutas e verduras juntamente com outros itens? Então na hora de consumir, , escolha elas em primeiro lugar, principalmente em relação aos não perecíveis.

O que você não vai conseguir usar, pode congelar, tá? Frutas e verduras congelados mantém muitos dos nutrientes e duram mais! Isso serve também para sobras de comida, e assim não precisa jogar fora.

Prepare sua própria comida

Durante a correria do dia a dia muita gente acaba comendo fora de casa em sua rotina normal. O período de quarentena é ótimo pra você perder um pouco esse costume e preparar suas próprias refeições. Essa prática é ótima em vários sentidos. Pode ajudar a matar o tempo e se distrair com algo, deixar a comida do jeito que você gosta, é mais saudável e você ainda economiza.

O melhor de tudo é que hoje em dia dá pra encontrar muitas receitas de qualquer tipo de comida na internet!

Evite sair de casa

Você deve ter notado que nas últimas semanas o serviço de entregas se tornou muito popular né? E isso é muito bom. Evita que você precise ficar saindo de casa pra comprar coisas! Se precisar de ingredientes, de utensílios, de produtos pra usar, é aconselhável pedir online e esperar chegar em sua casa.

E uma ótima notícia é que tem muitos itens de mercado e utensílios domésticos no Super aplicativo Magalu. E tem milhares de produtos com frete grátis! Pra aproveitar é só clicar aqui e baixar pra Android ou clicar aqui e baixar pra iOS. 

Cuidado com as porções

Se você não tem muito costume de cozinhar, pode ser que não tenha muita noção do tamanho das porções dos alimentos. O fato de estar em casa sem precisar ir pra lugar nenhum também pode ajudar a você acabar se servindo com mais comida do que o necessário.

Tome cuidado. Prefira repetir se for preciso do que colocar muita comida no prato, e principalmente tente manter a mesma quantidade que você comeria normalmente fora do período.

Cozinhe com higiene

Boas práticas de higiene são essenciais na hora de preparar suas refeições, em qualquer período, assim evita contaminações. Por isso sempre lembre de lavar as mãos e manter seus utensílios domésticos limpos, assim como a própria cozinha, tá?

Outras dicas de higiene e segurança é separar as comidas cruas das cozidas, ficar de olho pra cozinhar os alimentos direito e não deixar partes cruas, manter esses alimentos em uma temperatura amena pra não estragar, e usar água limpa.

Limite a ingestão de sal e açúcar

Tudo em excesso faz mal, e umas coisas fazem mais do que outras. É preciso ficar de olho no consumo de produtos industrializados, principalmente porque muitos deles contam com alto teor de sal ou de açúcar e isso pode fazer mal à sua saúde, tá? Em época de isolamento social você pode acabar recorrendo a algumas refeições rápidas, mas fique de olho pra que não se torne uma rotina!

Uma dica muito legal é tentar consumir o máximo de fibras possível, já que elas ajudam na digestão e ainda fazem com que você se sinta satisfeito por mais tempo 😉

Se hidrate e cuidado com as bebidas alcoólicas

Estar sempre bem hidratado é uma dica de ouro pra quem deseja ter a saúde em dia. A água é muito importante pro bom funcionamento do corpo e às vezes passando o dia todo em casa você pode acabar esquecendo de beber a quantidade ideal. Uma dica é manter uma garrafa de água sempre cheia por perto, assim você pode olhar pra ela e lembrar 😉

Ah, e cuidado com o consumo de álcool! Ele pode deixar o seu sistema imunológico mais fraco e até afetar a eficiência de medicamentos.

Faça refeições em família

Com o isolamento social, as famílias estão podendo passar mais tempo juntas, e isso pode ser muito bom. Aproveite esse tempo pra fazer refeições com quem mora com você, sem a correria do dia a dia e de uma rotina atribulada. Pode ser muito gostoso!

E pra quem tem crianças ainda é uma ótima forma de fazer com que elas ajudem na preparação de alguns alimentos e com isso ensinar um pouco sobre nutrição enquanto elas se divertem e passam o tempo. 

E aí, gostou das dicas? Marca os amigos pra manter todos saudáveis nessa época de quarentena 😉