Cuidado na hora de usar o recurso Localização do Facebook Messenger

cuidado-na-hora-de-usar-o-recurso-localizacao-do-facebook-messenger

Gente, vamos combinar que quase todo mundo que usa as redes sociais com frequência sabe que a questão da privacidade, hoje em dia, praticamente não existe mais, e quando o assunto é a segurança de cada usuário, a preocupação só faz aumentar, não é mesmo?

Tanto que uma extensão do navegador Chrome mostra que isso é mais verdade do que nunca. Olha só, um estudante da faculdade de Ciência da Computação em Harvard, nos Estados Unidos, Aran Khanna, desenvolveu o programa que pega os dados de localização que já estão na página web de mensagens do Facebook e coloca todas as informações em um mapa.

Só pra se ter uma ideia, no app Facebook Messenger para celular, as mensagens são enviadas junto com informações de localização, de forma padronizada. Por outro lado, é algo difícil de você perceber, já que o ícone é uma setinha discreta na hora de digitar o texto, sabe?

Localização revelada

Então gente, essa extensão do Chrome cria um histórico com base suas nas informações de localização. Ou seja, quanto mais alguém enviar textos pelo app, a chance de que a outra pessoa receba um mapa completo do seu itinerário é imensa, afinal, o smartphone por si só, já grava a localização da pessoa, mas esses dados não podem ser acessados por terceiros.

Tanto que a extensão ganhou o nome de Marauder’s Map, ou Mapa do Maroto, que é uma referência ao mapa que era usado pelo Harry Potter para localizar e acompanhar o movimento de qualquer pessoa dentro de  Hogwarts. Lembra disso?

Como bloquear a minha localização

Para bloquear a sua localização no Facebook Messenger, veja como fazer:

Se você usa Android: você acessa o menu do aplicativo, e vai até Privacidade e desliga o item. Fácil, hein?

Se você usa iOS: é tranquilo também! É só acessar o ícone de Ajustes (do celular, não do aplicativo) e ir em Privacidade > Serviços de Localização > Facebook Messenger > Nunca. Viu só?

Agora já pode conversar à vontade com quem você quiser que ninguém saberá de onde você está falando.

E aí, você se preocupa com essa questão da sua privacidade na Internet?