Cuidado na hora de salvar arquivos na nuvem

cuidado-hora-salvar-arquivos-nuvem

 

Não tem nada mais prático do que salvar nossas fotos e arquivos na nuvem, não é mesmo? Além de não ocupar espaço no HD do computador, podemos acessar o material de qualquer lugar. Eu adoro! 😉

Só que outro dia estava lendo um texto publicado por um rapaz chamado Jan Curn que me deixou preocupada. Por isso, decidi compartilhar a experiência dele e fazer um alerta pra que você evite problemas no futuro.

O Jan contou que começou a usar o serviço de armazenamento na nuvem Dropbox em 2009 e sempre adorou. Até que este ano decidiu deixar todas as fotos armazenadas apenas virtualmente. Foi quando levou um grande susto!

cuidado-hora-salvar-arquivos-nuvem

 

O título do texto dele diz o seguinte: “Como uma falha no Dropbox deletou permanentemente minhas 8000 fotos”. Logo em seguida, ele completa: “Se você está usando o Dropbox como único backup dos seus arquivos, pense de novo. Sem cometer nenhum erro, você pode perder seus arquivos”.

Imagina de uma hora pra outra não encontrar mais nenhuma foto daquela viagem de férias maravilhosa ou do aniversário do seu filho? Nossa, não gosto nem de pensar numa coisa dessas!

No caso do Jan, ele não conseguia encontrar nem um trabalho que fez para defender uma tese de doutorado. Que roubada… Todas as pastas dele no Dropbox ficaram vazias. No total, ele perdeu 8343 arquivos!

cuidado-hora-salvar-arquivos-nuvem

O Dropbox guarda os arquivos deletados por 30 dias. Depois, eles são apagados permanentemente. Quando o Jan percebeu o problema, já era tarde demais!

Ele entrou em contato com o suporte. Primeiro, o pessoal do serviço disse que a culpa era dele. Só depois de muita insistência, o Jan conseguiu provar que não havia feito nada de errado e que uma falha apagou os arquivos por engano.

Foi por isso que o rapaz decidiu tornar a história pública. Ele quis fazer um alerta para outras pessoas e forçar o Dropbox a se esforçar e tentar recuperar os arquivos.

No fim do mês passado, o Jan Curl recebeu uma boa notícia: a equipe de engenharia do Dropbox conseguiu recuperar o que foi apagado (mesmo após o prazo de 30 dias) e ele ainda ganhou um crédito para usar nos serviços da empresa.

Mas imagina as semanas de tensão que ele passou acreditando que nunca mais teria acesso aos arquivos? Por isso #ficadica da Lu: sempre tenha mais um backup dos seus arquivos.

Os serviços de armazenamento na nuvem são ótimos, mas não custa salvar suas fotos num HD externo ou até mesmo num DVD para evitar que uma falha apague suas memórias, não é mesmo?

Já apagou algum arquivo sem querer e não conseguiu recuperar? Conta pra mim!