Crie canções de ópera com os Blobs com essa ferramenta do Google!

Oi, gente! Olha só que legal, em clima já de Natal o Google lançou um site com uma ferramenta muito divertida pra você fazer sua própria música erudita! Mas calma, não precisa cantar, pra isso você tem a sua disposição 4 criaturinhas pra lá de fofas e que cantam muito bem.

Quer saber como criar sua música com a ajuda dos Blobs? Então vem comigo que eu te ensino!

Música com os Blobs!

O nome da ferramenta é Blob Opera, e ela usa tecnologia de machine learning (aprendizado de máquina) pra criar as composições. É uma ferramenta de inteligência artificial que te dá várias opções de entonações enquanto os bichinhos cantam. Bem divertido, né?

Ela foi criada por David Li, em parceria com o Google Arts and Culture e assim você pode controlar e explorar a voz humana em diversos níveis. Pra experimentar, é só clicar aqui e ir pro site dedicado.

E pra brincar é bem simples. Basta clicar no Blob que aparecer e assim controlar o tom de voz que ele vai cantar durante a canção. Dá para variar e brincar com os tons, tá? Você pode usar o mouse e arrastar pra cima e pra baixo ou pra esquerda e direita. Sua imaginação é o limite! Dá só uma olhada:

Os Blobs roxo e ciano representam o baixo e o tenor, que são vozes mais graves. Já os vermelho e verde são o soprano e o mezzo-soprano, que são vozes mais agudas. Eles não reproduzem a voz de alguém específico, porém foram programados pra replicar as vozes de grandes cantores da ópera. Olha só:

Profissionais

Você não precisa conhecer muito de música e nem ser profissional pra conseguir fazer uma bela canção. Isso porque ele facilita essa composição, nivelando automaticamente as notas dos Blobs para coeso.

Já quem é profissional pode ir além. Dá pra alterar o tom, o som das vogais, e até as notas. E dá também pra escolher quais criaturas vão cantar, caso você queira um solo ou um dueto, por exemplo.

Dá pra gravar a música que você produziu e depois compartilhar com outras pessoas. Assim como dá também pra ouvir composições de outras pessoas e ver como o pessoal tá se saindo!

E aí, o que achou da novidade? Conhece alguém que vai se divertir com essa brincadeira? Já marca aí! 😉