Conhece alguém que cansou de áudios? Saiba como transformar sua voz em texto no WhatsApp!

E aí, você é do time que adora ou do time que não é muito fã das mensagens de áudio do WhatsApp? Quando é pra falar sobre aquele assunto longo, nada melhor do que clicar no microfonezinho e começar a falar ao invés de ter que digitar, não é? Mas, embora algumas pessoas adorem essa facilidade, outras nem tanto! Por isso, é sempre bom ter uma opção extra, e dessa vez eu vou mostrar como você pode clicar no microfonezinho, começar a falar, e mandar um texto ao invés de áudio!

Mensagem ditada

É muito simples! E o melhor de tudo, não precisa fazer download de nenhum outro app, tá? Todo smartphone vem com uma função chamada “Ditado”,  que é própria do sistema, seja ele iOS ou Android e que permite que tudo que você fale seja convertido em texto! É isso mesmo, basta falar devagar e pausadamente que ele entende direitinho.

Quer saber onde fica essa função? Muito fácil! No iOS, é o ícone de um microfone que fica do lado do espaço. Já no Android ele varia um pouco de posição dependendo do modelo, mas não se preocupe, ele está lá. Em alguns pode ser um pouco mais complicado de achar e se esse for o seu caso uma dica é baixar um aplicativo de teclado que deixe o microfonezinho mais evidente.

Legal, não? Agora você pode falar e esperar o próprio teclado digitar pra você. E o melhor de tudo é que, como é uma função do próprio sistema, você pode usar não só no WhatsApp mas em qualquer aplicativo que dá para usar o teclado.

Sempre é bom revisar!

Ah, no iOS a função é ainda melhor porque ele entende pontuações. Se você falar “vírgula” ou “interrogação”, ou outros, ele entende e pontua o texto. No Android ainda não dá para fazer isso, mas dá pra adicionar as pontuações pelo próprio teclado depois, tá?

Mas olhas só: uma boa dica é sempre dar uma revisada no texto porque a ferramenta não é perfeita, às vezes ela pode entender uma palavra errado, tá?

Você já sabia sobre essa ferramenta? Gosta de usar ela? Já testou? Me conta aí nos comentários 😉