Conheça projetos de minicasas para tirar população da rua

Gente, o que é a criatividade! Estava pensando outro dia sobre novos projetos de decoração e paisagismo quando esbarrei com uma matéria superinteressante. Ela falava sobre projetos pioneiros nos EUA que estão oferecendo modelos de minicasas para populações de rua.

As ideias são supercriativas e bem executadas. O conceito é criar casas ou pequenas barracas sobre rodas com o básico que uma pessoa pode precisar: um lugar para dormir, acomodações para sua roupa etc. O que me surpreendeu é que a maioria dos projetos é tocada por gente comum, comerciantes e empreendedores que arregaçaram as mangas e foram ajudar a quem precisa.

Em um deles, no estado de Utah, moradores de rua ganharam pequenas cabines sob rodas, feitas de compensado e alumínio, chamadas de “Dignity roller Pod” (algo como cabines móveis de dignidade). O criador do projeto, Gary Pickering, que já foi morador de rua, pensou em trazer algum conforto e, sobretudo, segurança para quem mora na rua. Legal, né?

19gowwdzltvfyjpg dignityrollerpod

 

Outro grupo resolveu criar pequenas casas para quem precisasse passar um Natal sob um teto, mais aconchegado. Com apenas 10 m2, a habitação tem até banheiro. Novamente o projeto oferece casas com rodas.

tinyhouse

 

Quer saber o motivo? Porque assim as habitações podem ser deslocadas para locais como estacionamentos de igrejas, parques públicos e áreas doadas. Isso porque, apesar a boa-vontade dos envolvidos, nem sempre é possível encontrar um espaço e ainda mais o dono do espaço disponíveis para abrigar um grupo de pessoas.

O que acha de projetos que trazem soluções tão criativas para amenizar a necessidade do outro? Eu acho o máximo!